O que o corretor de imóveis espera para 2018?

Pesquisa inédita do Grupo CDPV identifica qual a perspectiva dos operadores do mercado imobiliário brasileiro

 O ano de 2017 não foi nada bom para 72% dos corretores de imóveis. Instabilidade política, limitação do acesso ao crédito imobiliário, preços altos e frequentes alterações na política de análise e concessão de crédito dos bancos inibiram as transações imobiliárias. Mas o que esperar de 2018? A perspectiva dos corretores de imóveis é positiva ou negativa?

O Grupo CDPV (Centro de Desenvolvimento do Profissional de Vendas, empresa líder nacional no treinamento de equipes comerciais) foi a campo e perguntou para mais de 1760 corretores de imóveis, devidamente registrados no CRECI (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis):

  • Se o mercado está aquecendo novamente ou se manterá inerte;
  • Se 2018 será um ano mais próspero para os corretores do que 2017;
  • Se o cliente está mais confiante em relação ao investimento;
  • Se o corretor está satisfeito com os seus resultados de 2017 e como ele pode melhorar;
  • Se eles acreditam que o mercado está bom pra comprar ou não.
  • Se os preços dos imóveis vai sofrer muita variação;
  • Quais os principais entraves durante as negociações.

 “Os corretores que não se atualizam e fazem tudo da mesma forma que faziam há décadas, anos e até meses atrás, estão fadados ao fracasso. Uma coisa eu garanto: nesse exato momento tem cliente comprando e tem corretor vendendo. Este ano será próspero para quem se capacitar em treinamento e desenvolvimento, inovar e focar em bons resultados”, enfatiza Diego Maia, um dos maiores especialistas em vendas do Brasil e CEO do CDPV.

 Do total de corretores de imóveis respondentes, aproximadamente 80% são do sexo masculino. A perspectiva para a maioria é boa e aqueles que NÃO acreditam que o mercado irá melhorar considera, pelo menos, que o cenário ficará estabilizado, ou seja, que não teremos nova retração.

Segundo a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), ‘os financiamentos para a compra e construção de imóveis no país totalizaram R$ 3,15 bilhões em novembro de 2017, queda de 14,7% ante outubro e recuo de 20,9% em relação a novembro de 2016’. Mesmo assim, quando questionados sobre as vantagens de comprar no atual quadro imobiliário, 86% dos corretores concordam que investir em imóvel continua sendo um bom negócio, mesmo com a expectativa de estagnação do preço para este ano.

Não há como negar que vivemos um momento de desconfiança na economia de nosso País somada a uma grave crise política que incerta o futuro e que influencia diretamente o mercado imobiliário, mas investir em imóveis é sempre uma boa opção. O mercado vai voltar, talvez de forma mais branda do que no auge do crescimento no início da década, mas irá se reestabelecer e os mais preparados irão colher bons frutos”, analisa Leandro Figueiras, sócio coordenador do Grupo CDPV.

Dois fatores que sumiram diante da crise e tendem a voltar gradativamente com a recuperação do mercado: confiança e crédito. Os bancos estão retomando a segurança para liberar financiamentos imobiliários. E a baixa inflação, seguida de menos taxas de juros, são fatores que corroboram para que tudo volte, ainda que em passos lentos, a um cenário de confiança e otimismo. Criando oportunidades e recuperando o mercado imobiliário.

A insatisfação com os resultados do ano passado é visível, mas com boas doses de treinamento de vendas, somados a bons produtos os resultados de 2018 prometem ser muito melhores!

DADOS TÉCNICOS DA PESQUISA:

NOME: O que o Corretor de Imóveis espera de 2018?

REALIZADOR: Grupo CDPV

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: O período de realização da pesquisa foi de 29 de dezembro de 2017 a 14 de janeiro de 2018, e contou com a participação de 1762 Corretores de Imóveis.

 PERFIL DOS CORRETORES PARTICIPANTES

 – 80% Sexo Masculino

 – 20% Sexo Feminino

ESTADOS E REGIÃO PREDOMINANTES

 – São Paulo e Rio de Janeiro foram predominantes nas pesquisas, com grande participação na região SUL. Os demais: DF, GO, MG, PE, PR, RN e SE completam a pesquisa.

QUESTIONÁRIO

GRUPO CDPV: Você ficou satisfeito com os seus resultados em 2017?

CORRETORES: 72% Não e 28% Sim.

GRUPO CDPV: 2018 será melhor que 2017?

CORRETORES: 86% Sim; 13% A mesma coisa e 1% Não.

GRUPO CDPV: Em 2018, o preço vai?

CORRETORES: 69% Manter; 16% Abaixar e 15% Subir.

GRUPO CDPV: Se você tivesse recursos, compraria imóvel agora?

CORRETORES: 86% Sim e 14% Não.

GRUPO CDPV: Neste momento, no cenário atual, o cliente está comprando mais rapidamente ou demorando mais?

CORRETORES: 79% Demorado e 21% Mais rápido.

GRUPO CDPV: O que falta para você aumentar suas vendas?

CORRETORES: 36% Treinamento de vendas; 30% Mais produtos no portfólio; 18% Sorte (está no lugar certo, na hora certa, com a pessoa certa); 8% formação técnica e mais 8% conhecimento do produto.

GRUPO CDPV: Qual o pior entrave no mercado imobiliário neste momento?

CORRETORES: 79% Instabilidade econômica e política; 14% Falta de crédito imobiliário; 5% Preços altos e 2% eleições se aproximando.