Modalidade alcança 49% dos pagamentos dos emolumentos de 36% dos pagamentos da anuidade vigente em 2023

     Demanda antiga da categoria, a implantação da modalidade de pagamento da anuidade vigente do Conselho em cartão de crédito foi uma das primeiras ações da atual gestão em 2022, sendo disponibilizada em um tempo recorde desde a posse da nova diretoria.
     A modalidade de pagamento está disponível no site, bastando efetuar a escolha por esse tipo de pagamento, ou de forma presencial na sede do Conselho ou delegacias regionais. Baseado na  Resolução Cofeci 1.483/2022, uma vantagem é a quantidade de parcelas, sendo previsto parcelamentos em até 12 vezes sem juros. Antes da possibilidade de pagamento em cartão de crédito, o corretor de imóveis contava apenas com o parcelamento em boleto, restrito a no máximo 5 vezes. Para o presidente do Creci-RJ, Marcelo Moura, essa foi uma iniciativa visando atender ao pleito da própria classe:

– Estivemos sensíveis ao pleito da classe e entramos com esse foco: atender as demandas e os anseios do corretor. Entendemos que ele merece ter à disposição todos os meios que facilitem a sua vida profissional.

     Para Bruno de Souza, supervisor da tesouraria, a vantagem de parcelamento em mais vezes se comparado ao boleto veio também para reduzir a inadimplência. “Além de facilitar a vida dos corretores de imóveis, o cartão de crédito oportunizou o parcelamento em até 3x do pagamento de emolumentos, que são taxas administrativas diversas como inscrição, reinscrição, transferência, segunda via de documentos, entre outras”, comenta.

     Bruno explica que por exemplo, hoje, se uma pessoa vier ao Conselho se inscrever na profissão para a obtenção do registro profissional, precisará efetuar o pagamento da taxa de inscrição pessoa física, que poderá ser parcelada em até 3 vezes no cartão de crédito, e a anuidade vigente ou proporcional.
Ainda segundo ele, tal modalidade de pagamento representou em torno de 36% de todos os pagamentos das anuidades de pessoa física vigentes até o momento em 2023 ((janeiro a março), quando em 2022 esse percentual foi de 20% referente ao ano inteiro. Os emolumentos pagos em cartão de crédito representam em torno de 49% do total de novas inscrições de pessoa física no Creci-RJ até o momento em 2023 (janeiro a março). Em 2022, esse percentual foi de 30%/ano. “A tendência é de crescimento para 2024”, projeta Bruno.

“Como se trata de um facilitador, acredito que a expectativa de utilização da modalidade só aumente. Acredito que a opção do cartão de crédito representa mais uma possibilidade para o corretor de imóveis manter em dia sua anuidade”, acrescenta.

     Uma novidade para 2023 foi a possibilidade do pagamento por cartão de crédito dos débitos anteriores à anuidade vigente. Para Magna Oliveira, chefe do Setor de Cobrança e Dívida Ativa, a modalidade de pagamento trouxe vantagens como a redução da inadimplência, assim como desburocratização dos serviços.

– Não temos a necessidade da abertura de Termo de Confissão de Dívida, por exemplo. O oferecimento de mais essa oportunidade de escolha na liquidação de débitos proporciona ao interessado uma satisfação melhor por ver o montante de sua dívida quitada junto ao seu Conselho Profissional.