Elo entre ouvidorias do sistema Cofeci-Creci é um primeiro passo para a integração visando melhores resultados

A ouvidoria do Creci-RJ e demais ouvidorias do sistema Cofeci-Creci têm unificado esforços com o objetivo de melhorar a qualidade, humanização e participação social dentro do sistema.

No último Enbraci, ocorrido de 9 a 12 de agosto na Cidade de Foz do Iguaçu, ouvidores das regionais de Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e do Cofeci se conheceram e trocaram experiências, ocasião em que puderam ampliar o conhecimento e entender sobre a realidade e especificidade de cada regional.

Foram destacados assuntos como a necessidade de um canal direcionado ao cidadão, assim como a criação do instituto da Ouvidoria do Sistema Cofeci/Creci, objetivando atuação em conjunto dos ouvidores das 27 regionais do Brasil.

Posteriormente ao evento, outros encontros têm acontecido virtualmente, como reunião realizada no dia 06 de setembro com a participação de 18 ouvidores e/ou responsáveis pela Ouvidoria das regionais do sistema Cofeci-Creci. Na ocasião, foi ressaltada a importância da Ouvidoria como canal estratégico pelo Ouvidor do Cofeci, Diego Gama, enfatizando que tal relevância precisa ser entendida por todo o sistema.

Para Marcia Nascimento, ouvidora do Creci-RJ, é necessário estar sempre atento às melhores práticas para trazer inovação para dentro do sistema.

– Estou sempre participando com toda minha equipe de diversos eventos, cursos e visitas técnicas. Trabalhamos em conjunto com ouvidorias de demais segmentos nas instituições da esfera federal, estadual e municipal. Pretendemos compartilhar com todas as regionais a nossa Carta de Serviços, que já está pronta e aguarda apenas cumprir detalhes na apresentação à alta gestão. Acredito que sair das quatro paredes da Ouvidoria e agir de forma integrada é salutar para visualizar novas ações e corrigir rotas.

O grupo vem fortalecendo o elo das Ouvidorias do Sistema, visando inclusive a realização de um evento nacional dos Conselhos voltado para a questão das ouvidorias.

Para próximas reuniões, estão em pauta a participação de profissionais de referência no meio da Ouvidoria e que integram a Associação Brasileira de Ouvidores (ABO), tanto em âmbito nacional quanto regional.