Em relação à reportagem veiculada no Jornal Extra, dia 14/12/2020, com o título “Bem Além do Valor Cobrado por Imóvel”, que aborda a questão dos custos com cartórios e outras informações sobre o procedimento nas negociações imobiliárias, o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-RJ) destaca que a reportagem, de forma equivocada, não menciona a importância do profissional corretor de imóveis nas negociações imobiliárias, esclarecendo ainda que:

Em todo o Brasil, somente o corretor de imóveis é autorizado a intermediar transações imobiliárias, como estabelece a legislação que regulamentou a profissão (Lei 6.530/78 e Decreto 81.871/78). Mas não é apenas a determinação legal que faz este profissional ser essencial na hora de comprar, vender ou alugar um imóvel.

Para ser um corretor, é preciso ter formação específica e um registro emitido pelo Creci. Este profissional tem a qualificação necessária para entender de todos os aspectos da negociação imobiliária, conhecer as variadas formas de financiamento habitacional, estar atualizado com as mudanças na legislação, ter amplo domínio da documentação imobiliária, do mercado e de sua evolução.

O corretor é um profissional pronto para compreender as necessidades do cliente. Cada vez mais qualificado, ele utiliza os conhecimentos para transmitir a devida orientação e alertá-lo sobre qualquer possível risco, tornando a negociação mais segura. Este profissional tem a obrigação de assessorar as partes em toda transação imobiliária até o seu desfecho.

O Creci-RJ lançou recentemente o Folder direcionado para a sociedade intitulado de “O que você precisa saber antes de Comprar um Imóvel”, ressaltando a importância do profissional corretor de imóveis e também com o objetivo de orientar a população sobre o momento de compra e venda de imóvel. A aquisição da casa própria é um momento único na vida de qualquer pessoa e esse processo deve ser realizado com toda a cautela. Confira o folder no portal www.creci-rj.gov.br.

Destacamos que o Creci-RJ está em contato com o Jornal Extra para comentar sobre a referida reportagem e ressaltar sempre a importância da profissão de corretor de imóveis para a sociedade.