As corretoras de imóveis têm muito a comemorar no dia dedicado às mulheres, afinal, a profissão vem crescendo em representação feminina no Rio de Janeiro há quatro anos consecutivos. Foi pensando em homenageá-las que o Creci-RJ promoveu, no dia 8 de março, por meio da Diretoria da Mulher, o evento “Mulheres de Sucesso”.

     O encontro ocorreu na Sede do Conselho, contando com cerca de 100 profissionais que puderam desfrutar de um dia inteiro de palestras, troca de experiências, rodada de negócios, mesa-redonda, networking e interatividade. Palestrantes de renome trouxeram para o centro do debate temas voltados exclusivamente ao universo feminino, onde puderam discorrer sobre tudo que enfrentaram e ainda enfrentam na profissão, como preconceitos, desafios, tabus e entraves. O encontro foi, principalmente, uma oportunidade para homenagear todas as mulheres que conquistam a cada dia mais posições de destaque na profissão, apesar de lidarem com ambientes hostis e historicamente masculinos.

     Marcelo Moura, presidente do Creci-RJ e vice-presidente do Cofeci, deu as boas-vindas aos presentes, destacando a felicidade que é estar em um evento de tamanha relevância. Para ele, foi uma honra contar com a presença de conselheiras federais do Cofeci-Creci, momento em que pode ressaltar algumas iniciativas voltadas à mulher em todo sistema:

– No âmbito do Rio de Janeiro nossas ações voltadas à mulher, como se sabe, têm ocorrido por meio da Diretoria da Mulher com Glauce Santos e Monique Almeida. No mesmo entendimento, o nosso presidente do Cofeci, João Teodoro, criou a portaria 001 nomeando a vice-presidente adjunta da integração feminina, Sra. Marcia Maria Vieira de Sá, do Creci-CE. Estamos atentos e preocupados em cada vez mais valorizar e auxiliar as mulheres na busca de espaço e avanços sociais. Hoje o nosso sistema conta com duas mulheres presidentes, mas estou certo de que teremos muito mais ao longo do tempo.

     Moura finalizou ressaltando que em um mercado predominantemente masculino, as corretoras de imóveis têm mostrado que são capazes de atuar com maestria, desempenhando um papel fundamental na realização de sonhos. “Cada transação realizada é a prova de sua habilidade e comprometimento em superar obstáculos, lidar com desafios e oferecer as melhores soluções e oportunidades para seus clientes. Nós sabemos de seu valor e o quanto vocês contribuem para que o mercado imobiliário cresça e se desenvolva. Vocês estão triunfando diante das dificuldades e quero deixar meus parabéns e minha mensagem de gratidão e admiração a todas vocês que são exemplo de inspiração, competência e empreendedorismo”, completou.

     João Eduardo Correa, vice-presidente do Creci-RJ, demonstrou toda admiração pelas mulheres corretoras de imóveis enfatizando que, apesar de hoje a realidade ser de muito mais homens na profissão, as mulheres vem se destacando pela disciplina e superação. “Precisamos aprender muito com as mulheres e pra mim é um ponto de destaque termos tanta representatividade em nosso Conselho como nossas diretoras, conselheiras, integrantes de comissões, entre outras que atuam e nos auxiliam nos mais diversos projetos. Que vocês sejam espelho para que outras mulheres venham participar e somar forças no Creci-RJ. Nós precisamos e contamos com vocês, ressaltou.

     Quem falou com autoridade foi Glauce Santos e Monique Almeida, ambas à frente da Diretoria da mulher. Elas citaram como é gratificante estar à frente na representação feminina do Creci-RJ, pois não esqueceram como foi difícil a trajetória:

– Quando vejo esse auditório repleto de mulheres vem um filme na minha cabeça. Na época que eu comecei a frequentar o Conselho eu era uma das poucas mulheres presentes. As pessoas me perguntavam o que eu estava fazendo no meio de um ambiente majoritariamente masculino e hoje pra mim é uma honra fazer a diferença na Diretoria da Mulher nesta casa que hoje conta com mais de 19 mil mulheres”, enfatizou Monique.

     Glauce Santos clamou por mais união entre as mulheres, para que possam cada vez mais apoiarem umas às outras e fortalecerem a rede de apoio feminina. “Para vocês terem uma ideia, eu lidero cerca de 150 corretores de imóveis e 50% do meu quadro de funcionários são mulheres. Do faturamento total da minha empresa, 66% vem de esforço de venda de mulheres. Nesse dia, não podemos esquecer que devemos ser uma para as outras uma rede de apoio, para que possamos ter nossos projetos apreciados, pensamentos compartilhados e nossas vozes ouvidas. Precisamos nos apoiar cada vez mais para que possamos colher bons frutos. Agradeço à presidência e à nova gestão do Conselho. Contem comigo, mulheres, porque certamente eu estou contando com vocês”, concluiu.

     O Creci-RJ segue o compromisso de ser uma instituição plural e diversa. Fornecer mais espaço e voz às mulheres é fundamental para o crescimento e desenvolvimento da profissão de corretores de imóveis, do mercado imobiliário e do país. O evento “Mulheres de sucesso” foi mais um passo no caminho de avanços e valorização da mulher corretora de imóveis, mulheres que, com muita resistência e luta, vêm provando a todo tempo sua capacidade e contribuindo com o crescimento de um mercado imobiliário mais justo e eficiente.

Veja a lista de palestrantes deste dia:

Nathália Abnara: Mentora, palestrante, treinadora e co-autora de dois livros best Seller do mercado imobiliário. 

Arthur Bender: Palestrante, Escritor, Mentor, Criador do Conceito de Personal Branding. Especialista em posicionamento de marcas;

Camila Mendes: Empresária e criadora do Minha Casa Transborda;

Cristiane Campos: Colunista na Rádio JBFM e no Jornal O Dia, apresentadora do Programa Mercado Imobiliário da TVMax Rio e editora portal Mercado Imobiliário;

Bianca Neves Ferreira da silva: Major PMERJ/ Mediadora de Conflitos/ Polícia de Proximidade/ Especialista em gênero e Direito – Projeto Mulheres de Atitude

O evento contou com o apoio das seguintes instituições: Sistema Cofeci-Creci, O2 Seguros e SPIN Inovações Imobiliárias