Na última quinta feira, dia 27 de agosto, foi celebrado o Dia do Corretor de Imóveis. Trata-se de uma data especial para a categoria que ocupa hoje um papel de destaque e com cada vez mais credibilidade perante a sociedade.
Atualmente, a profissão vem passando por uma mudança de perfil, com o aumento do número de mulheres e jovens. Dos 67.443 corretores de imóveis inscritos no Conselho, 19.437 são mulheres, o que representa uma fatia de 29% do setor (em 2005 as mulheres representavam 21% do total). Já os jovens de até 35 anos representam no momento 11% do mercado, com 7.708 profissionais (há dez anos era 8%).
Em outra característica marcante, o profissional da intermediação imobiliária busca cada vez mais se qualificar para desempenhar um trabalho de excelência ao cliente. O que comprova esse fato é o sucesso do Programa de Aprimoramento Profissional. Até o presente momento mais de 10.432 presenças foram registradas aos cursos, palestras e treinamentos ministrados pelo
Conselho em todo o estado.
O presidente do Creci-RJ, Manoel da Silveira Maia destaca que os corretores estão mais qualificados, focados e buscando mais o preparo técnico até pela exigência por parte dos clientes.
– Atualmente, os clientes estão mais exigentes e conscientes daquilo que procuram e o corretor necessita conhecer bem o mercado, a legislação pertinente ao setor e principalmente à documentação para garantir segurança a uma negociação imobiliária.