Debatendo as principais oportunidades no mercado imobiliário, evento encerra um ano de grandes investimentos em aprimoramento realizados pelo Creci-RJ

Nos dias 08 e 09 de dezembro os corretores de imóveis do Rio de Janeiro tiveram uma oportunidade ímpar de adquirir conhecimento, discutir temas importantes para o mercado imobiliário e também debater o futuro do setor para os próximos anos. Com mais de 800 profissionais presentes nos dois dias de evento, o III Congresso Estadual aconteceu no Centro de Convenções Mario Henrique Simonsen, localizado na Barra da Tijuca.

Na abertura do encontro, o presidente do Cofeci, João Teodoro da Silva, marcou presença e falou sobre as importantes ações que o Conselho Federal tem empreendido no cenário nacional. Além disso, Teodoro destacou a importância da profissão em meio à situação política e econômica pela qual o país passa:

– O Cofeci tem lutado diariamente para que os corretores de imóveis se sintam representados perante toda a sociedade nos quatro cantos desse Brasil. Estamos nos esforçando ao máximo para que todos tenham a noção do quanto é importante o papel do corretor de imóveis. Temos investido no Congresso Nacional e estreitado laços com parlamentares e diversos outras entidades para que tenhamos força na hora de termos os interesses da categoria atendidos.

Logo em seguida o presidente do Creci-RJ, Manoel da Silveira Maia, agradeceu a presença de todos e falou sobre os investimentos que o Conselho tem feito no aprimoramento profissional:

– Estamos todos os dias pensando em como melhorar a qualidade dos profissionais que estão atuando no mercado imobiliário. E para isso e fizemos investimentos salutares nesse sentido. Esse congresso veio coroar todo o trabalho e empenho que temos realizado. Obrigado pela presença de todos e vamos juntos mais fortes para 2017.

No primeiro painel de palestrantes, Ronaldo de Andrade e Alex Clein falaram sobre mídias digitais e como elas podem converter em mais contatos e mais vendas. Eles foram enfáticos num ponto fundamental: o corretor de imóveis precisa aprender a lidar com a tecnologia que cresce cada dia mais, se não é possível que eles fiquem para trás e não consigam mais evoluir.

Logo depois José de Lucca, da Porto Seguro, numa animada palestra, falou sobre soluções para a locação de imóveis e como as garantias locatícias podem ser um diferencial na administração imobiliária. No decorrer do encontro outros painéis e palestras foram apresentados e com participação ativa de todos os presentes.

Para finalizar o primeiro dia de evento, o procurador Irapuã Beltrão e o advogado especialista em Direito Tributário, Cláudio Carneiro, discutiram as formas de tributação no mercado imobiliário. Em seguida o engenheiro agrônomo, Felipe Brasil, falou sobre a legalização ambiental e a construção civil no âmbito da sustentabilidade.

Abrindo o dia 09, segundo período do evento, o palestrante Guilherme Machado, um dos destaques do mercado imobiliário nacional, discursou sobre os desafios dos profissionais ao quebrar regras e ter uma nova mentalidade ao fazer negócios.

Os grandes destaques foram as palestras de nomes consagrados no direito imobiliário, como Melhim Namem Chalhub, advogado e especialista em incorporação imobiliária, e Sylvio Capanema, ex desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

No encerramento do encontro, a assessora pedagógica do Creci-RJ, Maria Helena Lessa, agradeceu todo o apoio e participação do corretores de imóveis, além de evidenciar todo o investimento que o Conselho tem realizado no aprimoramento profissional da categoria.

O III Congresso Estadual de Corretores de Imóveis do Rio de Janeiro contou com o patrocínio da Base Software, empresa de softwares para o mercado imobiliário, do VivaReal, que é um dos principais portais de imóveis da internet, da Porto Seguros Aluguel, seguradora líder em seguro fiança e da Homer, startup que desenvolveu um aplicativo para interação entre corretores de imóveis.