Dia Internacional da Mulher

 Muito a comemorar e ainda mais a conquistar!

 O dia 8 de março é um marco na luta pelos direitos das mulheres ao redor do mundo. Elas, que são chamadas, muitas vezes, de “guerreiras”, têm muito que comemorar.

Desde 2011, 2,3 milhões de brasileiras conseguiram emprego com carteira assinada. Isso significa que pouco mais da metade dos 4,5 milhões de postos de trabalho criados neste período foram ocupados por mulheres.

O número de mulheres “chefes de família” passou de 27% em 2001 para 36% em 2012.

Além disso, hoje, a mulher tem mais representatividade. Os principais cargos nas grandes empresas cada vez mais são ocupados por elas. Uma prova disso está na presidência do País, ocupada por uma mulher.

 

Contudo, ainda há muito que ser conquistado!

Apesar de ocuparem cargos de destaque e terem um nível de escolaridade maior que os homens, elas ainda tem rendimento menor: cerca de 73% do salário de um homem para exercer a mesma função, de acordo com o IBGE.

 

A questão da violência contra a mulher:

Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), os seguintes dados foram coletados em uma ampla pesquisa realizada entre 2001 e 2011:

 

  • Ocorreram mais de 50 mil feminicídios (violência fatal contra a mulher). Isso quer dizer que em média, 5.664 mortes de mulheres por causas violentas a cada ano, 472 a cada mês, 15,52 a cada dia, ou uma morte a cada 1h30.
  • A autoria desses atentados recaem sobre parceiros íntimos em 40% desses casos.
  • 54% dos óbitos foram de mulheres entre 20 e 39 anos.
  • Há três anos, o Brasil ocupa a 7ª posição na listagem dos países com maior número de homicídios femininos.

 

A representatividade da mulher no Creci-RJ e no mercado imobiliário

Do total de funcionários do Conselho, 58% do quadro de colaboradores é formado por mulheres.

Em relação aos corretores de imóveis, 13.094 são corretoras, ou seja, 30% do total de inscritos no Creci. Dessas, 2.113 tem até 35 anos, o que representa 17% das profissionais.

 

Nossa mensagem é que apesar dos degraus atingidos pelas mulheres em todos os setores da vida, ainda existe uma enorme escada pela frente. E para que ela seja plenamente alcançada é preciso que homens entendam o importante papel delas na sociedade, e que os dois, homens e mulheres, deem as mãos em busca de mais AMOR, PAZ E RESPEITO!