Outro objetivo das operações foi verificar se os empreendimentos possuíam o Registro de Incorporação (RI)

Nos dois últimos finais de semana, especificamente nos dias 04,05,11 e 12 de julho, a fiscalização do Creci-RJ realizou operações de combate ao exercício ilegal da profissão e verificação do registro de incorporação/loteamentos nos empreendimentos nos estandes de vendas, autuando quem não estava de acordo com as diretrizes legais, tendo o objetivo de garantir a segurança da sociedade nas negociações imobiliárias. As operações foram realizadas nas regiões de Jacarepaguá, Barra da Tijuca, Méier, Recreio, Campo Grande, Niterói, São Gonçalo e na Baixada Fluminense.

É importante destacar que todos os protocolos de saúde estão sendo cumpridos pelos fiscais do Conselho como o uso de máscara, utilização do álcool gel para higienizar as mãos e também o respeito ao distanciamento social.

As ações resultaram em 37 autuações pelo exercício ilegal da profissão e foram autuados 3 empreendimentos sem o Registro de Incorporação.

O Registro de Incorporação atesta o que o imóvel conterá na entrega das chaves, pois mesmo com uma planta sendo apresentada, e também maquetes montadas nos estandes não são poucos os casos em que o imóvel é entregue diferente do combinado, gerando insatisfação e arrependimento por parte dos clientes, além de todo o transtorno de ver o sonho da casa própria ruir.

Para a comercialização de um condomínio na planta ou em construção é indispensável que seja realizado o registro da incorporação. O documento garante ao consumidor que o projeto está aprovado e de acordo as exigências legais.

Confira algumas fotos das ações da fiscalização: