Ação conjunta teve o objetivo de combater irregularidades em loteamentos

Em operação especial, na última quinta-feira, dia 15/07, a fiscalização do Creci-RJ atuou de forma conjunta com a fiscalização das Secretarias de Urbanismo e Meio Ambiente de Saquarema para averiguar irregularidades em loteamentos no município. A fiscalização do Creci-RJ registrou três autuações pelo exercício ilegal da profissão. E a prefeitura de Saquarema embargou três construções, interrompendo obras e a comercialização dos loteamentos irregulares detectados.

– A parceria com outros órgãos é imprescindível para o Creci-RJ. Dessa maneira, temos a possibilidade de detectar mais rápido irregularidades que talvez não tivéssemos contato, pois cada órgão toma as medidas cabíveis de acordo com sua competência – destaca o chefe da fiscalização do Conselho, Marcus Limão.

As principais irregularidades encontradas foram o exercício ilegal da profissão de corretor de imóveis e a falta de registro nos loteamentos.

Esta ação teve o objetivo de diminuir os casos de consumidores lesados no momento da compra do imóvel ou terreno, já que os loteamentos só passam a existir de fato depois de registrados no cartório competente.

Ao identificar um ilegal, ou seja, uma pessoa sem o registro para exercer a profissão de corretor de imóveis, denuncie através do Whatsapp da Fiscalização. Anote aí: (21) 99800-4882. Esse apoio é essencial para evitar golpes no mercado imobiliário, garantindo a segurança da população na negociação de imóveis.

Em tempos de pandemia ressalta-se que todas as medidas preventivas foram adotadas pela equipe de fiscalização.

Confira alguns registros da operação da fiscalização