Uma das principais atribuições do Conselho é o combate ao exercício ilegal. Assim, o Creci-RJ tem no setor de fiscalização uma das suas bases de trabalho. O departamento vem atuando de forma incisiva, autuando os falsos profissionais e aqueles que praticam a atividade de forma irregular.

O Creci-RJ atua para garantir mais segurança às negociações imobiliárias e proteção e valorização aos profissionais que estão devidamente registrados no Conselho. Em 2014 ocorreram mais de 50 mil autuações, sendo mais de 2.800 mil contra os ilegais, representando um aumento de 32% se comparado com o mesmo período do ano passado.

O presidente da entidade, Manoel da Silveira Maia, destaca que a presença da fiscalização também significa que o Creci-RJ está mais próximo ao corretor de imóveis:

– Quando a fiscalização está trabalhando, significa que não só o trabalho de fiscalizar está sendo exercido, mas também que o Creci-RJ está ao lado do corretor de imóveis atuando, até mesmo, de forma educativa, instruindo o profissional, tirando dúvidas e auxiliando naquilo que for preciso.