Uma nova iniciativa para combater a violência contra as corretoras de imóveis está a caminho. O Creci-RJ pretende assinar um termo de acordo técnico com a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), da Polícia Civil, para encaminhar as ocorrências para as unidades policiais de todas as regiões do estado.

A ideia da criação do acordo foi apresentada em uma reunião da Diretoria Adjunta da Mulher do Creci-RJ com a DEAM do Centro, no dia 7 de junho. Participaram do encontro a responsável pela Diretoria da Mulher do Conselho, Christiana Honório, a representante da Ouvidoria do Creci-RJ, Natália Mantuano, e a delegada da DEAM, Alrian Miranda Fernandes.

“Essa será mais uma iniciativa para garantir apoio às corretoras de imóveis que enfrentarem qualquer tipo de violência”, destacou o presidente do Creci-RJ, Marcelo Moura. Ele acrescentou que a ideia é buscar modelos de sucesso realizados por outros órgãos para firmar convênios e parcerias para fortalecer a atuação da Diretoria Adjunta da Mulher.

A reunião teve o objetivo de tirar dúvidas sobre como a Diretoria Adjunta da Mulher do Creci-RJ deve proceder em caso de alguma ocorrência contra as corretoras, como abuso sexual, moral ou violência doméstica.

Na reunião, Christiana Honório convidou a delegada Alriam Fernandes para participar de um evento, no dia 31 de julho, que marcará a abertura do espaço da Diretoria Adjunta da Mulher no site do Creci-RJ. O encontro terá uma série de palestras e o lançamento da Cartilha da Mulher.

Em maio, o Conselho assinou um acordo de cooperação com a Ordem dos Advogados do Rio de Janeiro (OAB-RJ) para combater qualquer forma de violência contra as corretoras de imóveis e funcionárias.