O mês de dezembro é reconhecido pela Campanha Dezembro Laranja, voltada para a prevenção ao câncer de pele e ressalta a luta dos profissionais da saúde ao redor do mundo que fazem a conscientização das pessoas e também dos pacientes que sofrem com a doença, trazendo a abordagem do tema tão importante para a sociedade.


Como mais uma ação do p
rojetoColorindo o Calendário”, adotado pelo Conselho através do Setor de Eventos, foram disponibilizados nas recepções da sede do Creci, assim como em todas as delegacias regionais, um folder explicativo com as principais informações sobre a doença, como preveni-la e até mesmo sobre tratamento.


De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, INCA, estima-se que entre 2020 e 2022 sejam diagnosticados no Brasil 8.450 novos casos de câncer de pele tipo melanoma, sendo 4.200 em homens e 4.250 em mulheres. Porém, também de acordo com o Instituto, a doença tem 90% de chance de ser curada se descoberta no início.
O principal causador é a exposição excessiva ao sol.


A
campanha é salientada em dezembro principalmente pela chegada do verão, mas as medidas preventivas devem ser aplicadas o ano todo. A principal recomendação é o uso de protetor solar, bonés e chapéus para se proteger do sol.