Na última quarta-feira, dia 24/11, a delegacia regional de São João de Meriti promoveu um evento em prol do Novembro Azul, movimento internacional que objetiva conscientizar e alertar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, mas não só isso.

A campanha visa chamar atenção e aproximá-los dos cuidados integral com a saúde masculina.
Os números são alarmantes: 62% dos brasileiros e 73% dos latino-americanos só visitam os médicos quando têm sintomas insuportáveis. Esses são dados divulgados pelo Instituto Lado a Lado pela Vida em sessão especial divulgada na TV Senado Notícias, parte de pesquisa efetuada com 1800 homens entre 18 e 65 anos no Brasil, Argentina, Colômbia e México. Ou seja, a cultura da prevenção não está sendo disseminada na América Latina.

Mas por que tantas ações de conscientização? Especificamente o Novembro Azul vem para mostrar para a população masculina o quão importante é cuidar da saúde de maneira geral, visto que alguns homens se sentem desconfortáveis em admitir a dor e agem baseados em sentimentos de autoproteção, dificultando a autopercepção para o tratamento das doenças, e não somente do câncer de próstata. Essa situação gera um ciclo sem fim de descuidado com a saúde. O foco da campanha age no sentido de motivar os homens a desconstruir barreiras e procurar cuidar da saúde, ampliando o foco para além do câncer de próstata.

A realidade hoje não é das melhores. O Inca (Instituto Nacional do Câncer) estima que 65,8 mil homens devem ser diagnosticados ainda este ano com a doença. O câncer de próstata ocupa a primeira posição no país e afeta homens, principalmente, a partir dos 45 anos. Daí a importância do exame de rotina.

Que tal mudarmos essas estatísticas e não só falarmos sobre câncer de próstata no novembro azul?
E você? Já foi ao urologista ou marcou seu PSA ou exame de toque retal este ano?

Confira abaixo alguns registros da equipe da Delegacia de São João de Meriti!