Toda solenidade de entrega dos registros para novos corretores o rito se repete. O diretor secretário do Creci-RJ, Zaldo Natzuka Junior, dispara duas perguntas: “Quantos aqui deram a entrada em seus processos pela Delegacia Digital?” e “Quanto tempo o processo levou?”.

O que se vê na plateia é a maioria levantando a mão, confirmando que usou a Delegacia Digital para dar entrada no pedido de inscrição para ter a carteira profissional. O tempo médio leva entre 15 e 20 dias.

O resultado fica bem traduzido pelos números registrados pela Delegacia Digital, que garante a celeridade do atendimento a uma série de demandas dos corretores de imóveis, como obtenção de 2ª via o registro, certidões, pedido de alteração contratual, renovação de estágio, inscrição CNAI/Cofeci, por exemplo.

O acesso aos serviços prestados pelo Creci-RJ ficou ainda mais fácil e ágil, a partir de junho, com a entrada em operação do novo sistema ConselhoNet. A solução trouxe mais eficiência eficiência, eficácia e agilidade ao dia a dia do Conselho.

Números de atendimentos

A plataforma da Delegacia Digital registrou, de junho a dezembro de 2023, um total de 2.852 atendimentos, incluindo os dados das 25 delegacias regionais (aqui não estão listados os atendimentos presenciais) e a sede do Conselho.

Nas delegacias regionais, foram 2.165 atendimentos e na sede, 687. Os dados do primeiro semestre não foram contabilizados, pois o antigo sistema não fazia a separação entre atendimento digital e presencial.

É importante observar que a Plataforma da Delegacia Digital é a porta de entrada para os serviços de diversas áreas do setores do Creci-RJ. Por setor, as delegacias regionais registraram 2.165 atendimentos, seguida pela Delegacia Digital (687), Fiscalização (551), Dívida Ativa (359), Fale com o Creci (352) e Tesouraria (98).

Aqui vale uma observação: o total de atendimentos inclui os status concluído, aguardando solicitante, aguardando atendimento e indeferido. Os números foram levantados no período de junho a dezembro do ano passado.

No status “concluído” na plataforma da Delegacia Digital por setor, no período coberto, as delegacias regionais realizaram 1.649 atendimentos, seguido pela Delegacia Digital (521), a Fiscalização (472), o Fale com o Creci-RJ (350), a Tesouraria (97) e a Dívida Ativa (28). Por “concluído”, considera-se que “o requerente conseguiu dar entrada na sua solicitação e recebeu protocolo que atesta o início da tramitação do seu pedido”.