Nos dias 19 e 20 de dezembro a fiscalização do Creci-RJ esteve presente nas regiões de Cabo Frio, Búzios, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia, Iguabinha, Iguaba Grande, Araruama, Bacaxá, Saquarema e adjacências. O objetivo foi transmitir orientações sobre locação por temporada, alertar a população contra golpes no mercado imobiliário e agir no combate intensivo aos contraventores

Na ocasião, foram registradas 69 autuações pelo exercício ilegal da profissão, sete porteiros e zeladores foram autuados por exercerem ilegalmente a profissão de corretor de imóveis e um boletim de ocorrência foi registrado na 125ª Delegacia Policial de São Pedro da Aldeia por empresa e responsável estarem atuando sem devido registro no Creci. Ao todo, 16 fiscais participaram da operação.

Em balanço divulgado pela área de fiscalização do Conselho, só na Região dos Lagos foram registradas 412 autuações pelo exercício ilegal da profissão nas 8 operações realizadas de janeiro a dezembro.

Dessa forma, o Conselho segue firme no cumprimento de uma de suas principais atribuições que é a de combater a ilegalidade, valorizando o corretor de imóveis e garantindo a segurança jurídica à sociedade nas negociações imobiliárias. Outro número de destaque é que só este ano mais de 300 processos referentes ao exercício ilegal da profissão foram encaminhados ao Ministério Público.

“O alto número de autuações também é reflexo das denúncias efetuadas pelos corretores de imóveis e pela sociedade contra aqueles que praticam a ilegalidade”, é o que ressalta o chefe da fiscalização, Marcus Limão.

Para o presidente do Creci-RJ, Marcelo Moura, o Creci-RJ está atento e continuará no combate incessante aos contraventores e na proteção à sociedade:

Essa é uma prioridade da nossa gestão. Nós entramos com esse pensamento de retirar do mercado as pessoas que não possuem a habilitação obrigatória no Conselho. São contraventores. Combater a atuação deles é fomentar um mercado imobiliário mais seguro para a sociedade.

Por isso, ao identificar um contraventor, ou seja, uma pessoa sem o registro para exercer a profissão de corretor de imóveis, denuncie através do Whatsapp da Fiscalização. Anote aí: (21) 99800-4882.

Esse apoio é essencial para evitar golpes no mercado imobiliário, garantindo a segurança da população na negociação imobiliária.