Em uma ação homenageando o Outubro Rosa, o Creci-RJ promoveu duas palestras para suas colaboradoras na tarde da sexta-feira, 09/10.

No auditório da instituição, a profissional Rosa Maria, enfermeira com habilitação em saúde pública, com especialização em obstetrícia e neonatologia, falou sobre a importância dos cuidados com a saúde da mulher.

– Um evento desse porte tem uma importância muito grande, pois é uma forma de conscientização da funcionária, de se observar mais. É uma forma de ter uma orientação prévia e ajuda na hora de ir buscar a ajuda de um profissional.

O câncer de mama, por ser constantemente ligado à mulher, deve ser também motivo de preocupação do homem, até como forma de conhecer mais a doença, no caso da companheira vir a desenvolver a doença.

– Um dos problemas que afligem a mulher quando ela descobre essa doença, é o olhar do companheiro, o medo que ele olhará para ela após uma cirurgia, pois atinge diretamente a feminilidade dela. Por isso os homens devem mostrar seu apoio incondicional – afirma Rosa Maria.

A outra palestra proferida para as funcionárias foi realizada por Simone Fonseca, do Hemorio e falava sobre a importância da doação do sangue e sobre DST (doença sexualmente transmissível).

– Na doação do sangue, avaliamos algumas coisas antes do processo em si, como altura, peso e o número de hemoglobinas da pessoa, para saber se será possível ter a perda controlada do sangue. Em relação às DSTs, isso é um trabalho educativo, pois a prevenção é sempre a melhor escolha – disse Simone.

Eventos como esse mostram a importância daquelas que fazem os dias do Creci-RJ e de todos os lugares mais especiais: as mulheres! Por isso, você mulher, não deixe de visitar um médico regularmente, sua saúde está em primeiro lugar! Seu corpo é seu templo!