No dia 12 de maio, na Sala Cecília Meireles, localizada no bairro da Lapa, o Creci-RJ esteve presente no evento “As Jeronymas do Rio de Janeiro”, promovido pelo governo do Estado em comemoração ao Dia Nacional da Mulher. Foi uma tarde de curiosidades, arte e história de lutas e conquistas de mulheres, através de roda de conversa sob temas diversos como sororidade, equidade, relacionamento e empreendedorismo. O encontro reuniu personalidades que lideram projetos em prol de causas feministas, oportunizando espaço de fala a diversas vozes e estimulando a autovalorização e inclusão sociocultural do gênero feminino das mais diversas faixas etárias e classes sociais.

A data, pouco conhecida, é parte do calendário nacional, comemorada no dia 30 de abril e sancionada por Lei Federal nº 6.791/1980. O dia de 30 de abril foi escolhido devido ao nascimento da fundadora do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), Sra. Jerônima Mesquita. Ela foi uma enfermeira, feminista, assistencialista e sufragista que lutou por inúmeras causas ligadas à mulher no país.

Para Monique Almeida, Diretora Secretária do Creci-RJ, foi uma honra estar presente no encontro, ressaltando que eventos desse tipo são de grande valia para a sociedade e principalmente para as mulheres. Além de Monique, marcaram presença cerca de 10 corretoras de imóveis do Conselho.

– Estar aqui hoje e poder fomentar conexões das instituições e órgãos públicos e privados em prol de políticas públicas que venham beneficiar as mulheres é muito importante para mim e para o Creci-RJ. Nosso objetivo deve ser que todo ato de desonra, abstenção de direitos ou desrespeito à mulher seja desconstruído. É preciso devolvermos a autoestima e a identidade da mulher, colocando-a em seu lugar de direito, que é o mesmo e em iguais condições que os homens. Nenhum direito a menos.

Clique aqui e confira as fotos do evento.