Ação busca resguardar a sociedade nas negociações imobiliárias

Na quarta-feira, 31 de agosto, o Creci-RJ, através do setor de fiscalização, percorreu o município de Teresópolis para combater irregularidades no mercado imobiliário e efetuar diligências na região. O foco foi coibir a atuação de contraventores e transmitir segurança jurídica à sociedade nas negociações imobiliárias.

Ao todo, foram efetuadas 9 autuações pelo exercício ilegal da profissão na cidade, incluindo dois porteiros, que negociavam imóveis ilegalmente. Frequentemente o Conselho vem orientando a sociedade e combatendo as atuações ilegais dos porteiros e zeladores em transações imobiliárias.

Para o presidente do Creci-RJ, Marcelo Moura, a questão merece atenção pois trata-se de contraventores e pessoas leigas que não detêm conhecimento jurídico nem capacidade técnica para atuar nesse tipo de negócio:

– O que sempre orientamos em relação ao fato de efetuar transações imobiliárias junto a porteiros, zeladores, ou qualquer pessoa que não seja profissional corretor de imóveis devidamente registrado no Conselho, é que trata-se de uma exposição ao risco de se cair num golpe, com perdas monetárias e danos expressivos e muitas vezes irreversíveis. Alugar, comprar e vender imóveis somente com o corretor. É o único profissional habilitado para transmitir a devida segurança para a sociedade nas negociações.

De janeiro a agosto de 2022, mais de 3.200 ilegais foram autuados no estado Rio de Janeiro e a fiscalização do Creci-RJ segue com foco total no combate aos contraventores. Denuncie o exercício ilegal da profissão de corretor de imóveis através do Whatsapp da Fiscalização: (21) 99800-4882.