Presidente Marcelo Moura alerta sobre golpes na locação por temporada

O Creci Itinerante esteve presente na Região dos Lagos, na última semana de janeiro/2023, onde foi muito bem aceito pela população e pelos corretores de imóveis da região. O objetivo foi de alertar a sociedade sobre golpes no mercado imobiliário, principalmente aqueles aplicados na locação por temporada. No verão, muitas famílias optam por alugar uma casa de veraneio para aproveitar as férias, festas de final de ano e o Carnaval. Cabo Frio, em especial, é um destino muito procurado pelos mineiros.

Na ânsia de fechar um negócio aparentemente vantajoso, muitos consumidores caem em golpes. Para o presidente do Creci-RJ, Marcelo Moura, o cidadão deve sempre procurar os profissionais credenciados junto ao Creci-RJ e assim evitar uma viagem frustrante e prejuízos financeiros. Há diversos tipos de fraudes, desde a oferta de imóveis com atrativos que não existem, o próprio imóvel é inexistente, até contraventores que fazem visitas em imóveis já alugados. Além disso há os anúncios fakes na internet, alerta ele.
Para evitar esses problemas, sempre exija a apresentação da cédula de identidade ao seu corretor.

A van da fiscalização do Creci-RJ percorreu as cidades de Cabo Frio, Arraial de Cabo e São Pedro da Aldeia. Durante o período, os fiscais visitaram 121 empresas do setor, cumpriram 26 denúncias e ainda autuaram 47 contraventores, entre eles alguns porteiros. A presença da van foi um sucesso nos três municípios. Houve grande cobertura da mídia local e também da TV Globo de Minas Gerais. O presidente Marcelo Moura deu entrevistas para rádios locais, sites, jornais e para a InterTV, afiliada da Globo na Região dos Lagos, que transmitiu para as regiões dos Lagos, Serrana, Norte e Noroeste do estado, além de alguns municípios da Baixada Fluminense.

Neste período de férias, normalmente, há um aumento na procura por aluguel de imóvel para temporada em plataformas especializadas na internet. De acordo com dados do Google Trends, no último ano, houve um crescimento de 320% na busca por imóveis para temporada.

O golpe do aluguel por temporada se dá muitas vezes através de fotos de imóveis na internet. A vítima geralmente efetua o pagamento de 50% de entrada para a “reserva” ser efetuada e, ao chegar no local, muitas vezes o imóvel não existe. O chefe da fiscalização do Creci-RJ, Marcus Limão, apresenta algumas dicas para o cidadão não cair na mão de um contraventor:

“Para fechar o negócio, é sempre mais seguro tratar diretamente com uma imobiliária estabelecida no mercado. Sem dúvida nenhuma, garante a legalidade do processo em seus mínimos detalhes e evita prejuízos financeiros maiores.”

Veja alguns artifícios existentes no mercado:

Fotos mirabolantes do imóvel, com piscina, churrasqueira, sauna, entre outros luxos. A imagem da casa sensacional das fotos é desfeita quando a pessoa chega ao local e não encontra o destino oferecido, se tratando de um golpe. As vezes nem o imóvel existe, ou já está alugado para outra pessoa. É importante visitar o imóvel e se certificar da idoneidade do corretor. Vale lembrar que o dinheiro investido é seu.

Oferta múltipla. O mesmo imóvel é negociado para diferentes pessoas, que efetuam 50% de entrada para fechar a transação. Quando descobrem o problema, o contraventor não é encontrado com o dinheiro dos interessados.

Há também o golpe do porteiro. Isso acontece quando os donos viajam e deixam a chave com o porteiro. A casa ou o apartamento é alugado sem a permissão dos donos.

Documentos falsos é outra estratégia utilizada. Consiste na adulteração de dados sobre a propriedade, a fim de realizar a transação sem mostrar a situação real do imóvel.