• Homepage
  • >
  • Creci
  • >
  • Conselho implanta serviços digitais para agilizar as demandas dos corretores e da sociedade

Conselho implanta serviços digitais para agilizar as demandas dos corretores e da sociedade

Procedimentos da Secretaria agora podem ser requisitados por e-mail garantindo mais praticidade e segurança nesse momento

Mesmo retomando as atividades presenciais  o Creci-RJ comunica que está mantendo os atendimentos virtuais aos corretores de imóveis e sociedade. E nesse sentido, o Conselho vem implantando novos serviços digitais buscando atender as demandas dos corretores de imóveis e da sociedade com agilidade e eficiência.

Para as solicitações relacionadas ao Setor de Inscrição e Baixa do Conselho, como inscrição, transferência, inscrição secundária e outros serviços será necessário baixar o requerimento correspondente no site do Creci-RJ, na seção Modelos de Formulários, preencher e assinar, escanear ou tirar uma foto em alta qualidade e de forma legível, fazendo o mesmo procedimento com todos os documentos necessários e enviar para o e-mail referente ao assunto.

Após o encaminhamento dos documentos por e-mail, haverá a verificação dos mesmos para saber se estão todos corretos. Após essa etapa, o boleto para pagamento será gerado e encaminhado por e-mail para o solicitante. Em seguida, com o envio do comprovante de pagamento será gerado o número de protocolo (que também deverá ser encaminhado para quem está fazendo a solicitação) e processo terá andamento de maneira virtual.

As solicitações terão prazo de 60 dias após a emissão do protocolo. 

Uma novidade que estará à disposição dos corretores de imóveis em breve é a emissão da Cédula de Identidade e Regularidade Profissional digital, assim que forem finalizados os últimos ajustes no aplicativo para recadastramento dos profissionais, sendo um grande avanço para toda a categoria que terá o documento de identidade profissional disponível em aparelhos portáteis como celulares e tablets.

Abaixo segue, detalhadamente para cada assunto, toda documentação necessária que deve ser anexada no e-mail. Em seguida, a lista de e-mails para cada assunto:

1) Inscrição, efetivação de transferência e inscrição secundária de pessoa física:

• requerimento de inscrição de pessoa física devidamente preenchido e assinado; CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O FORMULÁRIO

• diploma frente e verso;

• RG;

• CPF (caso não conste no RG);

• título de eleitor;

• certificado de reservista (para homens com menos de 45 anos);

• comprovante de residência atualizado;

• foto 3x4 (de preferência com fundo branco).

2) Inscrição e efetivação de transferência de pessoa jurídica: 

• requerimento de inscrição de pessoa jurídica devidamente preenchido e assinado; CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O FORMULÁRIO

• contrato social;

• cartão de CNPJ;

• documento do corretor responsável;

• RG dos sócios (caso existam);

• foto 3x4 do corretor responsável (de preferência com fundo branco).

3) Inscrição de estagiário:

• requerimento de inscrição de estagiário devidamente preenchido e assinado; CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O FORMULÁRIO

• certificado de matrícula;

• RG;

• CPF;

• cópia do documento do corretor responsável;

• comprovante de residência atualizado;

• foto 3x4 (de preferência com fundo branco).

4) Exercício eventual:

• Requerimento de exercício eventual devidamente preenchido e assinado.

5) Reingresso de inscrição:

• Requerimento de reingresso devidamente preenchido e assinado;

• Comprovante de residência atualizado;

• foto 3x4 (de preferência com fundo branco).

6) Transferência para outro regional, isenção por idade e certidão de inteiro teor:

• requerimento padrão devidamente preenchido e assinado;

7) Cancelamento de inscrição:

• requerimento padrão devidamente preenchido e assinado;

• declaração de perda/extravio dos documentos.

- Informamos que  o prazo de requerimento de cancelamento do registro sem o pagamento da anuidade de 2020 foi prorrogado  excepcionalmente até o último dia 30 de junho.

Atenção: Lista de e-mails para cada assunto. Basta mandar e-mail para apenas um dos endereços:

Inscrição de pessoa física, pessoa jurídica ou estagiário:

  • atendimento2@creci-rj.gov.br
  • atendimento3@creci-rj.gov.br
  • atendimento4@creci-rj.gov.br

Transferência, inscrição secundária, reingresso e exercício eventual:

  • inscricao5@creci-rj.gov.br
  • atendimento2@creci-rj.gov.br
  • atendimento3@creci-rj.gov.br
  • atendimento4@creci-rj.gov.br

Cancelamento de inscrição:

• inscricao5@creci-rj.gov.br

• processosespeciais1@creci-rj.gov.br

Isenção por idade:

• processosespeciais1@creci-rj.gov.br

Certidão de inteiro teor:

• regina@creci-rj.gov.br