Muitas vezes na hora de vender ou alugar um imóvel, o proprietário tem dúvidas sobre o valor exato da unidade, até mesmo pelos laços afetivos que possui em relação à propriedade. Nesse processo de avaliação, é fundamental a presença do corretor de imóveis para definir o preço da unidade de acordo com o mercado.

Avaliar, no segmento imobiliário, tem o objetivo de estimar o valor de um bem, que pode servir para diferentes finalidades, como compra e venda, locação, garantias hipotecárias, indenização por desapropriação, entre outras. Uma das ações mais importantes é a vistoria. É preciso conhecer o imóvel e seu entorno para estipular o valor da unidade. Na vistoria, é fundamental analisar cada particularidade do imóvel. Outro item essencial é a elaboração do Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica (PTAM), que apresenta a contextualização para a definição do valor de venda.

Fatores podem influenciar diretamente, de maneira positiva ou negativa, na determinação do valor da unidade: a localização, a área, a conservação da unidade e se a localização, em um edifício, é de frente, fundos ou lateral. O corretor de imóveis detêm, mais do que as prerrogativas legais para a avaliação mercadológica de imóveis, competência técnica para melhor avaliar unidades quanto ao seu valor de mercado.

A Universidade Corporativa do Creci-­RJ ministra cursos de avaliação de imóveis para fins de obtenção do registro no Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários (CNAI). Mais informações podem ser obtidas aqui.

Reformas e documentos prontos ajudam a agilizar o negócio

Em meio à crise econômica, o Creci-­RJ dá dicas de cuidados especiais para valorizar o imóvel e fechar o negócio com rapidez. Manutenções, como renovação de pinturas, reparos em rachaduras nas paredes de salas e quartos, furos e arranhões, devem ser feitas antes de o imóvel ser apresentado ao possível comprador. Outra orientação é trocar a tubulação, caso seja necessário. E para efetuar o negócio, é preciso que a parte burocrática esteja em dia. Documentos prontos e atualizados, impostos e contas pagas são funda­mentais para acelerar a venda.

O presidente do Creci­-RJ, Manoel da Silveira Maia, recomenda evitar mudanças que personalizem o imóvel, como excesso de móveis embutidos. “Muitos compradores evitam imóveis com limitação do uso do espaço”, diz. Os aspectos mais objetivos também ganham destaque. É o caso, por exemplo, da localização, que continua sendo um fator determinante na aquisição do imóvel. Outros aspectos, como segurança e fácil acesso aos transportes públicos, também são apontados como relevantes.

Fonte: Jornal Meia Hora – 05/01/2016