Funcionários do Creci-RJ participaram da décima edição do projeto Natal Solidário no dia 21 de dezembro, no Abrigo Vivendas da Fé Lar da Criança, em Guaratiba, zona oeste da cidade do Rio de Janeiro. A Instituição abriga 21 crianças até 14 anos em situação de vulnerabilidade, sendo muitas delas abandonadas pelos pais quando ainda pequenos. A diretora-presidente do Vivendas da Fé, Verônica Pereira, recebeu a todos com muito acolhimento, informando que as crianças precisam apenas de uma conversa com os visitantes para se sentirem abraçadas. E foi com esse clima de muito carinho e emoção que os colaboradores do Conselho viveram esse dia, com certeza marcante para cada um que esteve presente no lar.

Verônica tem formação em assistência social e afirmou que é muito difícil o primeiro contato com as crianças. “Elas estão aqui porque foram abandonas pelos pais. Como é que um ser humano se sente sendo abandonado pelo pai e pela mãe?”, pergunta ela. Essas crianças precisam de muito afeto e de muita ajuda psicológica, além dos ensinamentos básicos de higiene e educação. Algumas chegam ao abrigo vindas de uma realidade completamente fora dos padrões normais. Segundo Verônica Pereira, algumas delas não sabem nem o que é dar descarga no banheiro.

Por esse motivo o Creci-RJ acredita nessa causa e entende a importância de movimentos sociais como o Natal Solidário, realizado e liderado pela ouvidoria interna do Conselho. Márcia Nascimento, ouvidora responsável pelo projeto, pretende estender o programa de forma que mensalmente o Conselho possa colaborar com arrecadação e envio de alimentos, biscoitos, chocolates e itens de higiene para as crianças. “Essa é a décima edição do Natal Solidário. Essa ação de responsabilidade social é muito marcante e sensibiliza bastante nossos funcionários. Vamos continuar apoiando movimentos como esse”, ressalta a ouvidora.Este ano, foram arrecadados quase 60 quilos de alimentos, além de mais de 80 itens entre brinquedos, roupas e chocolate.

A instituição Vivendas da Fé Lar da Criança existe há 24 anos recebendo crianças abandonadas pelos pais. O Abrigo oferece seis refeições por dia: café da manhã, almoço, lanche, jantar e ceia. Segundo Verônica Pereira, o mais importante são os valores que elas aprendem no abrigo e passam a utilizar quando chega a hora de conviver em sociedade. “O dia mais feliz da minha vida é quando uma dessas crianças vai embora daqui adotada” completa.

A diretora-presidente do Vivendas da Fé aconselha que ninguém dê dinheiro para uma criança na rua. Se alguém desejar ajudar que seja com um lanche ou um prato de comida, mas nunca dinheiro, porque esse valor acaba parando nas mãos de pessoas que vão utilizar para outros fins e não de fato para alimentar a criança.

O Creci-RJ se orgulha de ser uma instituição que abraça essa causa tão nobre e, há 10 anos, vem proporcionando um natal feliz para muitas crianças!