Cidadania Itinerante aconteceu em Bangu

Iniciativa visa esclarecer informações importantes para a população carioca

No dia 19 de novembro, o Creci-RJ esteve no Calçadão de Bangu. Com o intuito de informar e esclarecer pontos importantes para o cidadão, a ouvidoria do Creci-RJ realizou com várias outras instituições a ação especial chamada de Cidadania Itinerante.

Essa iniciativa teve o objetivo de atender as manifestações da população. Outro intuito é solucionar dúvidas das atribuições e serviços disponíveis ao cidadão usuário dos serviços públicos em atendimento à Lei Federal nº13.460/2017- Código de Defesa do Usuário.

Além do Creci-RJ, são parceiros da ação e estiveram presentes a Controladoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (CGE RJ), Segurança Presente”, o Detran-RJ, a Fundação Leão XV, a Agetransp, a OAB-RJ, Conselho Regional de Contabilidade, a Associação Brasileira de Ouvidores-RJ, a Cedae, o Procon-RJ, o Detro, a Faetec, secretarias estaduais de Fazenda, de Saúde, de Transportes e de Administração Penitenciária, a Fundação Ceperj, a Sebrae-RJ, a Associação Internacional de Veteranos Militares, o Lions Clube RJ, a Junta Comercial do Estado, a Associação Pró-Consumido. além das Ouvidorias de vários outros órgãos e instituições.

- A proposta é ampliar o conhecimento da sociedade sobre o papel das Ouvidorias na garantia do bom atendimento por parte dos órgãos públicos, visto que é ela quem recebe as manifestações dos usuários e encaminha para os setores pertinentes das organizações. Além disso, cabe à ouvidoria garantir que o usuário/cidadão tenha sempre uma resposta para a sua manifestação, sendo tratado com cortesia e respeito. Portanto o acesso à informação contribui para aumentar a eficiência ao elevar a participação social que é um direito do cidadão e dever das instituições – destacou a Ouvidora do Creci-RJ, Marcia Nascimento.

Confira algumas fotos da ação:

*Crédito das Fotos: Controladoria Geral do Estado (CGE)