No dia 10 de setembro foi o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, porém, essa é uma luta de todos os dias ao longo do ano, e como forma de abraçar essa causa e de solidariedade ao próximo, o Creci-RJ realizou mais uma campanha, Setembro Amarelo, desenvolvido pelo setor de Eventos em prol dessa atuação em que tem como objetivo salientar e valorizar a vida.

Foram entregues informativos com estatísticas ao redor do mundo sobre o suicídio e suas principais causas, assim como também constando as principais atitudes que nós podemos seguir para auxiliar alguém que esteja sob esse risco. E claro, não poderia faltar, os principais canais de atendimento e acolhimento para quem esteja precisando. Junto foi entregue sementes de girassol como forma de contemplar a vida, mostrando que sempre há motivos e formas de recomeçar e florescer.

Em outra ação, os andares da sede foram contemplados com a Árvore da Vida, com mensagens motivacionais para fazer a diferença no dia a dia. Se você ainda não retirou a sua mensagem, ainda há tempo

Também se solidarizando com o Setembro Amarelo, a biblioteca do Creci-RJ decorou as prateleiras com o material da Campanha, com o número do Centro de Valorização da Vida (CVV) e com edições de livros de seu acervo que abrangem a temática e auxiliam na forma de lidar com o assunto, até porque já está mais do que comprovado que umas das formas de prevenir e salvar vidas é através da educação e da comunicação, ou seja, é preciso estudar, entender e falar sobre suicídio.

Sobre índices, dados da Organização Mundial da Saúde mostram que o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos. Os mesmos dados ainda afirmam que cerca de 800 mil pessoas tiram a própria vida no mundo, a cada ano. E vale frisar que o cenário atual de pandemia mundial e isolamento social impactaram e muito a vida das pessoas, acentuando comprovadamente os casos de problemas envolvendo saúde mental.

É indispensável debater, abordar a questão do suicídio. Ações de conscientização podem salvar vidas.

Viver vale a pena! Plante e Regue a vida com amor!

 

Confira algumas fotos: