BVEP e Nigri lançam empreendimento comercial na sede do antigo Cine Plaza. Reforma do prédio dos anos 30 manteve a fachada e o foyer originais, incorporando elementos de sustentabilidade e apostando na mobilidade urbana para atrair público corporativo

A antiga sede do Cine Plaza, u​​​​​​m dos ícones dos tempos de ouro da Cinelândia, está de roupa nova no Centro do Rio de Janeiro. Construído em 1934, o prédio em estilo Art déco – agora chamado de BVEP Nigri Plaza – teve toda a estrutura modernizada, um processo que arquitetos e engenheiros chamam de retrofit. Na reforma, a fachada externa e o foyer foram restaurados de acordo com a planta original. A antiga sala de projeção deu lugar a um auditório multifuncional com capacidade para 220 pessoas. O empreendimento foi inaugurado no dia 11 de abril.

Localizado na Rua do Passeio, o edifício tem 17,3 mil metros quadrados de área construída. São 16 andares de escritórios, além de estacionamento e bicicletário no subsolo. Para atrair o público corporativo, os empreendedores apostam nas opções de mobilidade urbana da região – a dez minutos do Aeroporto Santos Dumont e servida por metrô, VLT, diversas linhas de ônibus e estacionamento privado. Outro diferencial é a vista privilegiada para alguns dos principais cartões postais da cidade, como o Aterro do Flamengo, o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor e os Arcos da Lapa.

Foram investidos R$ 150 milhões no projeto, desenvolvido pela BVEP, empresa de empreendimentos e participações do Banco Votorantim, e pela incorporadora carioca Nigri Engenharia – que também revitalizaram o antigo Cine Vitória, na mesma região. Além desses dois empreendimentos, outros quatro prédios do Centro do Rio foram restaurados com as técnicas do retrofit: Belga Hotel e os edifícios Galeria, Serrador e Amadeus Mozart, o Amarelinho.

Sustentabilidade e resgate histórico

Ainda durante a execução da obra, que começou em 2013, o BVEP Nigri Plaza conquistou a certificação internacional LEED Gold. Concedido pelo Green Building Council dos Estados Unidos, o selo avalia o desempenho ambiental de uma edificação. Apenas outros quatro empreendimentos corporativos no Centro do Rio possuem a certificação no nível Gold. No ano passado, o projeto venceu a categoria Sustentabilidade do prêmio Destaque ADEMI, que reconhece excelência do mercado imobiliário carioca.

O prédio possui sistemas de uso racional de água e energia (que reduzem o consumo em até 40%) e seis elevadores panorâmicos inteligentes, que armazenam energia para uso próprio. Além disso, quem alugar o 14º pavimento terá acesso exclusivo a 480 metros quadrados de área verde, com espécies nativas da Mata Atlântica, e um reservatório de reuso de águas pluviais para irrigação do jardim.

Também durante a obra, uma parceria dos empreendedores com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) revelou detalhes do passado. O terreno fica onde antes se localizava a Lagoa do Boqueirão, aterrada no século 18 para a construção do Passeio Público. Durante as escavações foram encontrados louças, moedas e objetos de uso pessoal datados dos séculos 18 e 19. O Iphan recolheu, catalogou e armazenou cerca de cinco mil peças e achados arqueológicos, um investimento de R$ 1,5 milhão.

Tendência de mercado

A escassez de terrenos disponíveis para construção de novos imóveis no Centro do Rio tem dado espaço ao retrofit – processo de modernização e readequação de edificações antigas que mantém algumas de suas características originais. Esta é uma das soluções que o mercado imobiliário tem usado para atender às demandas por escritórios de alto padrão no coração financeiro da cidade.

Raphael Nigri, diretor executivo do grupo, diz que, além de contribuir para preservar o patrimônio arquitetônico, a opção pelo retrofit foi pensada para melhor eficiência do projeto, impactando também no custo do empreendimento. “O Plaza é um empreendimento completo, com localização privilegiada, ampla rede de transportes, vista privilegiada, preocupação com a sustentabilidade e modernidade em conjunto com o resgate histórico”.

Para o diretor da BVEP, Luiz Renato Paim, o projeto é a consolidação da visão da instituição que é trabalhar por um desenvolvimento urbano mais humano, prezando pelo diálogo e pela sustentabilidade. “O mundo está repensando a forma como as cidades são ocupadas e o projeto de retrofit do Cine Plaza traz soluções inovadoras para empresas, cidadãos e investidores, tornando-se alternativa funcional no Centro da cidade do Rio”, afirmou.