No mês de outubro, diversas ações alusivas à campanha de conscientização sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama foram realizadas no Conselho

 

Outubro tem sido o mês em que o Creci-RJ está unindo esforços na campanha de prevenção ao câncer de mama. A cor rosa é a predominante no Conselho, que vem efetuando um verdadeiro chamado aos colaboradores e corretores de imóveis para refletirem sobre a questão.

A decoração conta com banners personalizados, balões, painel de fotos, fitinhas símbolo da campanha e cartazes informativos afixados pelos murais de todos os andares. Nos pontos de contato com os mais diversos públicos da instituição, como secretaria, atendimento, recepções e ouvidoria, cartilhas do INCA sobre o tema estão sendo disponibilizadas. Para as novas corretoras participantes de solenidades de entregas de registros profissionais, brindes como bombons e pins na cor rosa também estão sendo distribuídos.

No dia 11 de outubro, cerca de 60 pessoas participaram de uma palestra com Fernanda Aguiar no auditório da Sede, tanto presencialmente quanto virtualmente. Fernanda é corretora de imóveis, advogada e fundadora da Associação Mamas do Amor. O projeto tem como missão melhorar a qualidade de vida de mulheres em fase pós operatória de remoção das mamas e conta com cerca de 80 voluntários em três anos de existência. A causa se sustenta com parcerias e doações de materiais para confecção das mamas, que são distribuídas para mulheres submetidas à mastectomia, contabilizando cerca de 8 mil pares de próteses entregues para pacientes de todos os estados brasileiros e alguns países ao redor do mundo.

Na oportunidade, colaboradoras do Conselho e corretoras de imóveis receberam informações a respeito de câncer de mama e puderam acompanhar o processo de confecção das mamas do amor.

– Eu agradeço imensamente ao Creci-RJ por essa oportunidade de estar aqui hoje contando um pouco da minha história e trazendo um pouco de informação sobre esse tema tão importante. Quando essa guerra tão assustadora que é o câncer começou na minha vida eu entendi como um chamado. A gente sempre se pergunta do porquê estar acontecendo com a gente e hoje posso dizer a vocês que na minha vida aconteceu para me fazer perceber que sou parte de um universo gigantesco. Na minha visão, precisamos cada vez mais nos aproximar da caridade para vivermos plenamente. Em meados de 2016 retirei minhas duas mamas e quando me vi no espelho me senti horrorosa e acabada, mutilada mesmo, mas não era o fim. Atentem-se para o fato de que há vários tipos e estágios do câncer e a descoberta não é o fim – comentou Fernanda Aguiar, palestrante do evento e fundadora da ONG Mamas do Amor.

– Agradeço pela oportunidade de participar desse evento de suma importância para nós mulheres. A Fernanda nos passa uma mensagem linda de superação e de como cada um de nós podemos encontrar nosso propósito e missão para apoiar outras pessoas nesse mundo. A campanha ficou linda demais! Adorei! Emocionante, envolvente e inspirador – destacou a funcionária do Setor de Inscrição e Baixa, Jaqueline Leite.

Para a corretora de imóveis Jaqueline Deodato foi uma oportunidade extremamente gratificante.

– Amei demais o evento! Falo pra todas as minhas amigas corretoras de imóveis que o que o Creci-RJ proporciona para nós de conhecimento e integração é extremamente gratificante. Eu não perco nenhum evento, nenhuma palestra! Quanto ao câncer de mama, vivi e vivo esse assunto de perto. Minha avó e tia materna tiveram câncer e retiraram suas mamas. Por conta da hereditariedade efetuo mamografias desde os meus 36 anos. O câncer desestrutura muito a gente… há dois anos tomei um susto também nesse sentido mas graças a Deus estou em acompanhamento e cuidados. Precisamos falar sim sobre conscientização e promover conhecimento. O Creci-RJ está de parabéns!

O desafio de comunicar a campanha para os mais diversos públicos não estaria sendo possível sem o empenho, envolvimento e dedicação das mais diversas áreas do Conselho, agindo de forma integrada e colaborativa. Às colaboradoras e corretoras de imóveis que estão entrando no clima e literalmente vestindo a camisa rosa, nosso muito obrigada!

Se você quer conhecer um pouco mais sobre o trabalho inspirador da ONG Mamas do Amor acesse o site: http://mamasdoamor.org.br/

Assista também nosso Creci Entrevista com a palestrante Fernanda Aguiar: https://www.youtube.com/watch?v=BT4qMtSGuc0