Creci-RJ marca presença no Rio Construção Summit 2025, o maior evento da construção civil da América Latina

06 de outubro de 2025

O Creci-RJ participou ativamente da segunda edição do Rio Construção Summit, realizado entre os dias 24 e 26 de setembro, no Píer Mauá – Rio de Janeiro. O encontro, promovido pelo Sinduscon-Rio (Sindicato da Indústria da Construção Civil), já se consolidou como o maior evento do setor na América Latina, reunindo lideranças e especialistas do Brasil e do mundo para debater o futuro da construção civil no Brasil.

Estiveram presentes associações, sindicatos, órgãos de classe, empresas do setor, além de autoridades municipais, como o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o secretário de Desenvolvimento Urbano, Gustavo Guerrante. Representantes de prefeituras e secretarias de urbanismo de outras cidades e do mundo também prestigiaram o encontro.

Discussões sobre o futuro da construção

Ao longo de três dias, foram debatidos diversos temas centrais para o desenvolvimento urbano e imobiliário, incluindo:


    • Desafios e soluções urbanas para grandes metrópoles

    • Cidades e sustentabilidade na construção civil

    • Retrofit e a dinamização dos centros urbanos

    • Arquitetura e design como valor: papel das marcas globais na valorização imobiliária

    • Impactos das atualizações da NR1 na indústria da construção

    • Habitação como política pública: financiamento, parcerias e impacto no desenvolvimento das cidades

    • Da crise à inovação urbana: lições da reinvenção de Medellín


A programação reforçou o papel estratégico da construção civil na transformação das cidades, abordando desde inovação e sustentabilidade até políticas públicas habitacionais.

Reconhecimento à parceria institucional

Durante a abertura, o presidente do Sinduscon-Rio, Claudio Hermolin, destacou a importância da presença de entidades parceiras como o Creci-RJ:

"Reunimos hoje aqui lideranças com um objetivo comum: discutir o futuro da construção civil do nosso estado e do nosso país. O evento nasceu para ser um espaço de troca de informações sobre nossa indústria. O Rio de Janeiro está na vanguarda e referência do setor da construção e que esse seja mais uma vez um marco e que possamos sair daqui com ideias renovadas. Ter o Creci-RJ conosco nessa parceria institucional é muito importante, pois o mercado precisa estar em sintonia", afirmou Hermolin.

Para João Eduardo Corrêa, presidente do Creci-RJ, o relacionamento institucional com o Sinduscon só traz vantagens, tanto para a classe profissional quanto para o mercado

"Queremos os corretores de imóveis em plena sintonia com a indústria da construção civil participando de debates, entendendo das novas tecnologias do setor e se inteirando sobre todo o ecossistema que influencia o setor. No final das contas, as esferas se entrecruzam e somos todos parte de um só mercado", enfatizou.

Papel estratégico do Creci-RJ

Ao participar do Rio Construção Summit 2025, o Creci-RJ reforça seu compromisso de atuar em sintonia com o setor da construção civil, contribuindo para o fortalecimento do mercado imobiliário e para o desenvolvimento sustentável das cidades.

Registros do Evento