O Novo Plano Diretor, junto a outros projetos de revitalização da cidade como o Reviver Centro 1 e 2, na visão de especialistas, é um impulso urbanístico fantástico para que o Rio continue crescendo.
Quem anda pela região central, especialmente no Porto Maravilha, já consegue visualizar boa parte das transformações previstas ou prestes a acontecer na cidade do Rio de Janeiro.
Se consolidando como uma área protagonista em lançamentos e vendas, construtoras e incorporadoras estimam trazer para a região, até 2025, cerca de 12 mil novos moradores.
Considerando os projetos lançados e a lançar até dezembro de 2024, teremos o dobro de moradores no Centro até o final de 2027
Em pouco tempo, o esperado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro é que o Porto Maravilha se transforme em um polo completo de cultura, lazer, moradia, inovação, educação e oportunidades.
Valorização do Centro e Zona Portuária
O Reviver Centro, o Porto Maravilha e o Maravalley e toda a infraestrutura já existente valorizam a área central da cidade. Os três projetos somam 42 empreendimentos, com cerca de 30 mil novas residências, sem contar 20 novas empresas se instalando, espaços culturais, áreas de convivência, cervejarias e muito mais…
Se antes o Centro não ficava entre os cinco bairros com o maior volume de lançamentos imobiliários e vendas, agora figura na lista de top 3. Em 2024, foram lançadas 3.374 unidades, com 2.881 delas vendidas.
O Valor Geral de Vendas das unidades lançadas chegou a R$ 1,4 bilhão. No caso das unidades vendidas, o VGV superou os R$ 930 milhões.
Além do volume alto de novos empreendimentos, a Zona Central da cidade também reforça a tendência do retrofit. Na região que se revitaliza dia a dia, são exemplos as novas roupagens do Edifício A Noite, do prédio do Automóvel Club e, um pouco mais afastada, a Estação Leopoldina.
São velhos vizinhos que vestem novos trajes para andar lado a lado com a revitalização do Centro e da Zona Portuária.
É o espaço do Rio antigo ganhando novos contornos, realizando o sonho de moradia para milhares de famílias, de trabalho para muitas pessoas e novas oportunidades de negócios para você, corretor de imóveis!
Matéria publicada no dia 27 de setembro de 2024