VLT ganha hoje segunda linha, que liga Praça Quinze à região da Saara

O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) percorre rua do Centro do Rio. A segunda linha do transporte, que ligará a Praça Quinze à região da Saara, entra em funcionamento hoje, com a abertura de quatro estações. O charmoso meio de transporte que caiu no gosto de cariocas e turistas ao circular pelas ruas do Centro do Rio unindo história e tecnologia ganha uma expansão. A inauguração da segunda linha do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) será entregue hoje ao público. A viagem inaugural está marcada para as 9h45m. Quatro novas estações serão abertas: Praça Quinze, Colombo, Praça Tiradentes e Saara. Na primeira semana, incluindo sábado e domingo, a operação terá horário restrito, das 8h às 14h, e não haverá cobrança de tarifa.

VIAGENS GRATUITAS ATÉ O DIA 13

No dia 13, o transporte passa a ser cobrado (R$ 3,80) e funcionará das 6h até a meia-noite. Os bilhetes terão que ser validados dentro dos vagões. Os usuários terão uma hora para fazer a baldeação entre as duas linhas do sistema sem sofrer duas cobranças.

Ontem, funcionários faziam os últimos testes no veículo e ajustes nos calçamentos, canteiros e trilhos. E os pedestres que passeavam pelo Boulevard Olímpico mostravam estar ansiosos para experimentar os novos pontos.

Moradora de Barra do Piraí, a engenheira Jamile de Oliveira – que já conhecia o trecho da primeira fase, que liga a Rodoviária Novo Rio ao Aeroporto Santos Dumont, e passeava acompanhada do namorado pela Praça Quinze – defendeu que o transporte cresça ainda mais.

– Achei o VLT superlegal, dá um charme a mais à cidade. Andei nele algumas vezes, já que venho ao Rio quase todo o mês. É bom que continue crescendo. Quanto mais deslocamento por esse Centro histórico e revitalizado, melhor. Passar por dentro dessa região, que faz parte da história do Brasil, com seus prédios antigos, é muito importante para a cultura e a vivência das pessoas. Devia haver guias turísticos da prefeitura ou da própria concessionária do VLT para explicar um pouco melhor sobre os locais pelos quais eles passa. Ia ficar impecável – avaliou ela.

A comerciante Cristina Dias, que estava com o marido e os dois filhos curtindo o novo Porto, elogiou a novidade.

– Agora, o pessoal pode sair daqui do Boulevard Olímpico e num pulo fazer umas comprinhas na Saara, tão tradicional e com preços ótimos. É muito legal e muito bem pensada essa interligação. Gostaria de elogiar também o conforto e a acessibilidade do VLT. Meu marido reclamou de que ele vai muito devagar, mas essa que é a graça, para podermos apreciar a vista e as belezas históricas – disse.

MORADIAS NO CENTRO

Morador de um sobrado na Rua Sete de Setembro, o também comerciante Aírton Pereira acredita que a ampliação possa trazer mais valorização ao Centro:

– Dez anos atrás, era inimaginável um veículo desse passando por aqui. Espero que nossa área ganhe mais valorização com toda essa revitalização, pois potencial temos, com a presença de museus, teatros, bares, restaurantes, hotéis, prédios comerciais e casas de shows. Com a facilidade de acesso e deslocamento, tais estabelecimentos poderão ter seus negócios impulsionados, além do estímulo ao desenvolvimento residencial da localidade.

O cronograma de obras do VLT sofreu atrasos. A previsão inicial era de que as três linhas do sistema fossem entregues a tempo dos Jogos Olímpicos. Das 31 estações, apenas 18 foram liberadas até o momento. Há trechos onde as obras ainda nem começaram. A primeira linha foi inaugurada no dia 5 de junho. E a operação foi feita de forma progressiva. Hoje, funciona diariamente entre a Rodoviária e o Aeroporto Santos Dumont. De acordo com a concessionária VLT Carioca, o pico de passageiros foi durante os Jogos Olímpicos, em agosto, quando foram transportadas 60 mil pessoas por dia. Quando o sistema estiver operando com todas as estações, a expectativa é que o VLT transporte até 300 mil pessoas por dia.

Fonte: Jornal O Globo – 06/02/2017