Na hora de comprar um imóvel, as primeiras perguntas que vêm à cabeça são: fica perto de onde? Tem transporte público? É próximo a shopping? Pensando nisso, construtoras têm procurado terrenos que fiquem perto de pontos famosos como malls, estádios e centros culturais, na expectativa de venda rápida e valorização.

“Desenvolvimento atrai mais desenvolvimento. No caso dos shoppings, quanto mais próximo o lançamento estiver dele, mais valorizada a unidade estará”, destaca Mario Amorim, diretor-geral da Brasil Brokers no Rio.

Sandro Santos, da Sawala Imobiliária, lembra da época em que o BarraShopping foi inaugurado. “Todos os condomínios que foram lançados no entorno venderam rapidamente. Quem não quer ter tudo perto de casa?”, avalia.

Rodrigo Miozzo, diretor-executivo da Fernandez Mera, ressalta outra vantagem, que são os investimentos em infraestrutura e segurança que essas áreas costumam receber com a chegada de grandes empreendimentos.

Em frente ao Norte Shopping, o Dom Condominium Club, da PDG, é um projeto que conta com 434 apartamentos, além de coberturas duplex ou lineares. O Carioca Offices, da RJZ Cyrela, é integrado ao Carioca Shopping, na Vila da Penha, oferecendo 720 salas comerciais. Já a Living, em parceria com a PDG, lançou o Carioca Residencial, próximo aos shoppings Nova América e Norte Shopping.

A João Fortes conta com quatro projetos com este perfil: Mares de Goa e West Vintage, ficam perto do Recreio Shopping; Corporate Tijuca, está ao lado do Shopping Tijuca; e o Vila Rosa, em Vila Isabel, próximo ao Boulevard Rio Shopping, antigo Iguatemi.

Outros pontos atraem a atenção das construtoras. Um deles é o Estádio Olímpico João Havelange (Engenhão). No entorno foram lançados o Elo Residencial Clube, do Grupo Avanço Aliados, e o Stadio Residencial, da Santa Cecília.

A CTV prepara para este semestre o lançamento de dois residenciais, um perto do Centro Cultural João Nogueira (Imperator), no Méier, e outro em Sulacap, próximo ao shopping do bairro. O Soho Residence, da Brookfield na Barra da Tijuca, estará próximo à casa de shows, do Casa Shopping e do Shopping Metropolitano.

O parque e o shopping de Madureira serão os vizinhos de quem for trabalhar no Madureira Office Park, da MDL. “A localização sempre foi e continua sendo fator determinante na decisão do cliente”, afirma Rubem Vasconcelos, presidente da Patrimóvel.

Fonte: Jornal O Dia – 02/03/2014