vila dos atletas

Vai ser um tal de medalhista olímpico para lá e para cá… Não tardará para que a Vila dos Atletas, inaugurada ontem pelo prefeito Eduardo Paes, seja inundada por 15 mil competidores e suas equipes técnicas. A chave simbólica do empreendimento, localizado na Barra da Tijuca, foi entregue ao presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, e ao presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman.

– Estamos a 35 dias úteis dos Jogos. É um período de muita aceleração, mas nós estamos felizes por poder entregar as chaves de mais um equipamento olímpico. Talvez o que melhor sintetize o espírito olímpico, onde atletas de vários credos, raças e nações vão conviver em harmonia e paz – afirmou o prefeito.

Durante a Olimpíada do Rio, que terá início em 5 de agosto, a vila será a residência oficial dos 10 mil atletas olímpicos e cinco mil paralímpicos. O empreendimento, que levou três anos e meio para ficar pronto, tem 31 edifícios distribuídos em sete condomínios, com um total de 3.604 apartamentos, todos adaptados para pessoas com deficiência ou pouca mobilidade.

– A vila será aberta oficialmente para os atletas no dia 24 de julho, quando as delegações começarão a chegar – informou Nuzman.

Bairro tem 800 mil metros quadrados

A vila dos atletas, construída pelas construtoras Odebrecht e Carvalho Hosken, ocupa 270 mil metros quadrados do terreno do bairro planejado Ilha Pura, que tem 800 mil metros quadrados. Os apartamentos têm de dois a quatro quartos e área interna variando entre 78 e 230 metros quadrados. As unidades já estão sendo mobiliadas. Cada quarto terá duas camas e um ar condicionado (após os jogos, os móveis e equipamentos serão doados a escolas municipais e casas da prefeitura construídas pelo programa Minha Casa Minha Vida).

A área de lazer da Vila dos Atletas, que fica bem próximo ao Parque Olímpico, tem três piscinas, oito quadras esportivas, parques infantis, uma pista de skate, uma de patinação e quatro quilômetros de ciclovias.

– Essa é uma das vilas mais bonitas da história dos Jogos – observou Thomas Bach.

Cerca de 40%dos imóveis vendidos

O total do investimento não é divulgado pelas construtoras, mas o valor geral de vendas do empreendimento, que é privado e foi erguido sem aporte de dinheiro público, é de R$ 4,5 bilhões. A infraestrutura da vila, no entanto, ficou a cargo da prefeitura e foi incluída na Parceria Público-Privada que viabilizou grande parte do Parque Olímpico.

Segundo a Odebrecht, 600 apartamentos já foram colocados à venda e cerca de 40% foram vendidos. As unidades começarão a ser entregues no segundo semestre de 2017.

Fonte: Jornal O Globo – 16/06/2016