Estamos passando por um momento de inúmeras mudanças no mercado imobiliário e o cenário está ficando cada vez mais competitivo e complicado para o corretor de imóveis.

Novas tecnologias, redução de porcentagem do financiamento, novas regras, enfim, tudo está conspirando contra o corretor de imóveis copiador e apático. Com isso, para sobreviver, o profissional que quiser de fato continuar no mercado imobiliário, precisará desenvolver a capacidade de pensar estrategicamente para sair à frente da concorrência. O mercado está saturado de Corretores Pato, nome que faz uma analogia ao animal que sabe voar, nadar e andar, mas não faz nada direito. Esse tipo de corretor quer vender, cuidar dos documentos, captar, se relacionar, anunciar, entre muitas outras atividades que se propõe a fazer. Além de não possuir uma estratégia bem definida e copiar as ações dos concorrentes. Consequentemente faz tudo de forma péssima. Colocando em risco sua própria imagem.

O mercado imobiliário precisa de corretores que possuam a capacidade de visualizar as oportunidades que o mercado vai disponibilizando, mesmo com todo esse afunilamento.

Você deve ser flexível e possuir sensibilidade para reagir com rapidez às mudanças competitivas e de mercado. Mantendo-se antenado e aberto às principais alterações que ocorram, tais como, econômicas, tecnológicas e relacionadas ao consumo. Esteja atento aos índices econômicos, às novas tecnologias, como elas poderão ser úteis em sua rotina como corretor de imóveis e aplicadas em sua imobiliária. Não esquecendo também dos hábitos de consumo que mudam abruptamente. A preferência por apartamentos maiores, menores, com ou sem varanda, enfim, importante que você acompanhe essa evolução e possa oferecer melhores soluções ao seu público alvo.

Pare de praticar o benchmarking de forma excessiva. Essa prática consiste em comparar as suas ações com as dos concorrentes que lideram ou estão em um patamar maior que o seu, a nível de mercado.

Comparação que na maioria das vezes é entendida como copiar e praticar de forma diferente e/ou melhor os atos do concorrente.

O benchmarking possui o objetivo de melhorar os processos realizados por você e/ou sua imobiliária. A partir da análise de como seus concorrentes estão realizando esses processos. Entretanto, você não deve transformar essa prática numa obsessão e começar a copiar tais atitudes.

Muito importante que você fomente uma visão estratégica, a fim de entender o motivo do seu concorrente estar se comportando de tal maneira para, a partir daí, criar um movimento de contra-ataque com o intuito de se antecipar à ele.

Interessante também a terceirização agressiva que proporcionará maior eficiência nas atividades realizadas por você e/ou sua imobiliária. Quanto mais você se desonerar de atividades que consumam seu tempo, melhor. Corretor de imóveis precisa estar se relacionando com pessoas, e não, redigindo contrato em um escritório. Muito menos, preso em fila de cartório.

Essa terceirização contribuirá para a melhoria na qualidade das atividades terceirizadas, devido à sua repetição. E você, ficará mais livre para trabalhar o comercial.

Dica: Não queira fazer todas as atividades, pois demandarão tempo. Contrate e/ou firme parcerias estratégicas que possam lhe oferecer esses serviços.

E para finalizar, porém, não menos importante, fomente algumas poucas competências essenciais. Imprescindível que sejam poucas, para você não acabar feito o pato: que sabe voar, nadar e andar, mas faz tudo isso de forma péssima.

Focar a sua lente em fomentar competências únicas, contribuirá para o alcance do sucesso no mercado imobiliário.

Se todos os corretores de imóveis da sua região estão trabalhando com vários tipos de imóveis e formas de negociação, por exemplo, dedique-se a entender plenamente algumas poucas. Dessa forma, você se tornará um especialista nessa respectiva área.

A característica do sucesso é a originalidade. E você pode comprovar ao olhar a forma de atuação dos corretores de imóveis e imobiliárias da sua região. Conseguirá contar que a cada cem, somente quatro fazem sucesso. Os outros noventa e seis apenas os imitam.

Dica¹: Você será sempre o segundo se somente imitar.

Dica²: Ao fomentar suas competências, seus olhos não deverão ser fechados às oportunidades que surgirão. Por isso, é muito importante que você possua sensibilidade para se adaptar.

 

Fonte: Corretor Tech – 15/07/2015