O governo federal vai lançar, em junho, a terceira etapa do programa habitacional “Minha casa, minha vida”, que beneficia famílias de baixa renda. A data foi definida ontem, durante uma reunião entre a presidente Dilma Rousseff, ministros ligados ao programa e representantes da Construção Civil.

Apesar da indefinição sobre os números, o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), Paulo Safady Simão, adiantou que o “Minha casa, minha vida 3” deverá prever a construção de três milhões de moradias. A segunda fase do programa, que ainda não foi concluída – a previsão oficial de término das obras é até o fim deste ano -, prevê 2,75 milhões de casas.

Prazo estendido

 As moradias do programa para famílias com renda familiar de até R$ 1.600 em municípios com até 50 mil habitantes que estão com a entrega atrasada receberam novo prazo, ontem. De acordo com uma portaria publicada no Diário Oficial da União, o prazo para conclusão e entrega das unidades inacabadas se estende por mais 180 dias (seis meses) a partir da data de publicação. Segundo o Ministério das Cidades, vários problemas, como institucionais, climáticos e legais dos municípios explicariam o atraso.

Ainda de acordo com o órgão, um novo prazo foi determinado porque o prejuízo de retomar uma obra paralisada é maior do que a o da prorrogação dela. São João da Barra e Casimiro de Abreu são os dois municípios do Estado do Rio que têm imóveis nessas condições.

Fonte: Jornal Extra – 29/04/2014