São Gonçalo vai ganhar uma Via Binário para chamar de sua. O prefeito Neilton Mulim anunciou ontem a construção da nova estrada, de 4 km, que tem como objetivo desafogar o trânsito do Centro de Alcântara. A nova via faz parte de um programa que promete reurbanizar mais de cem ruas de ao menos oito bairros de São Gonçalo, incluindo Laranjal, Pacheco e Jardim Bom Retiro.

Orçado em quase R$ 170 milhões, o projeto é uma parceria com o governo federal. São previstas obras de drenagem, pavimentação, esgotamento sanitário e distribuição regular de água.

– As obras não vão parar. Vão ser dezenas de frentes de trabalho – garante Neilton.

A primeira rua beneficiada com as melhorias será a Agostinho Félix Vieira, no bairro Vila Três. No local, já é possível ver manilhas e máquinas trabalhando. Os moradores aguardam com ansiedade a conclusão das obras, prevista para novembro deste ano. A Binário tem previsão de inauguração em setembro do ano que vem, mesmo prazo para o fim de todas as demais obras. Convivendo com alagamentos e poeira há mais de 40 anos, a dona de casa Ludmila Santos espera o término das intervenções para poder comemorar.

– Sabe como é, né? Daqui a pouco essas máquinas somem daqui e a rua fica pior do que já é. Espero mesmo que a gente tenha alguma melhoria – afirma.

A rua servirá de rota alternativa para quem necessita acessar a RJ-104, que corta Niterói, São Gonçalo e Itaboraí. Os veículos não precisarão ir até o Centro de Alcântara para fazer o trajeto. Uma redução de 1,5 km e um ganho de cerca de meia hora nas viagens.

 

Fonte: Extra – 17/03/2015