O setor hoteleiro chega à Copa tendo o que comemorar, e fôlego renovado para depois do evento. A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) estima que 6,8 mil novos quartos de hotéis foram inaugurados na cidade desde 2009, gerando 27,2 mil empregos diretos e indiretos. E a expansão do setor ainda não terminou: mais 5 mil quartos devem ficar prontos até os Jogos Olímpicos de 2016, segundo o presidente da ABIH, Alfredo Lopes.

– Em 2009, nós tínhamos 29 mil quartos disponíveis na cidade. E vamos passar dos 41 mil em 2016 (um aumento de 41,3%). O mercado hoteleiro está tão aquecido que convivemos até mesmo com um “bom” problema. Devido ao volume de obras de infraestrutura na cidade, muitos empresários estão com dificuldades para alugar equipamentos pesados para prosseguir no desenvolvimento dos seus projetos – disse Lopes.

Para a construção dos empreendimentos, o setor contou com incentivos fiscais. Em nível nacional , o BNDES lançou o Pró-Copa, uma linha de crédito para novos projetos hoteleiros. Dos 18 empreendimentos aprovados em todo o Brasil, nove eram de projetos no Rio. Já a prefeitura aprovou na Câmara dos Vereadores o “Pacote Olímpico”. Foram concedidos incentivos fiscais com reduções ou isenção de tributos municipais para empreendimentos que fossem construídos ou ampliados até dezembro de 2015. O objetivo principal era atender à demanda das Olimpíadas. Mas hotéis que conseguiram ficar prontos para a Copa também foram beneficiados nesse processo.

O investimento no setor, porém, ainda é maior do que mostram as estatísticas. Nos números da ABIH não são incluídas reformas de estabelecimentos mais antigos e que deixaram de funcionar como motéis ou reduziram a oferta de quartos de alta rotatividade. Também não estão no pacote novos serviços do tipo “cama e café” e albergues.

O clima é de otimismo. Na semana passada, o Fórum de Hoteleiros do Brasil estimou em 87% a taxa de ocupação dos hotéis da cidade durante toda a Copa. Em relação às datas finais da competição, 93% dos quartos já estão reservados para os dias 12 e 13 de julho. A ampliação da oferta poderia ter sido ainda maior. Pelo menos 950 quartos de três empreendimentos financiados pelo BNDES pelo programa Pró-Copa não ficarão prontos no prazo inicialmente programado. Entre esses empreendimentos, está o Hotel Glória. O controle foi transferido do grupo EBX do empresário Eike Batista, que enfrenta dificuldades financeiras, para o grupo suíço Acron. A expectativa agora é concluir a reforma até dezembro de 2015.

0800 vai atender turistas

O secretário estadual de Turismo, Claudio Magnavita, informou ontem que será criada uma central de atendimento 0800 para prestar assistência e registrar queixas relativas à segurança dos turistas durante a Copa. O sistema funcionará de forma integrada com o Batalhão de Áreas Trísticas (BPTur), com a Delegacia de Atendimento ao Turista (Deat), bem como com órgãos de defesa do consumidor, que repassarão as informações para a Secretaria de Turismo. Além disso, também serão confeccionados 100 mil exemplares de uma cartilha contendo todas as informações turísticas e de serviços da cidade, que será distribuída em aeroportos, terminais rodoviários e pontos turísticos cariocas. Hotéis também oferecerão as cartilhas.

A Secretaria de Turismo informou ainda que vai financiar a publicação de dois mil livros de reclamação que serão disponibilizados em hotéis e restaurantes turísticos do Rio. As queixas serão repassadas à secretaria, que buscará soluções. De acordo com Magnavita, o modelo é semelhante ao usado em Portugal e em outros países da Europa.

– No caso de turistas estrangeiros, os hotéis e restaurantes serão obrigados a informar as ocorrências à Secretaria de Turismo ou ao Procon num prazo de 24 horas – explicou.

A Riotur, por sua vez, está instalando 3,7 mil peças de sinalização para orientar os visitantes, além de milhares de mapas. Foram criados também aplicativos. Será repetida na Copa do Mundo a experiência empregada em outros megaeventos já realizados na cidade – como a Jornada Mundial da Juventude e a Copa das Confederações – de instalar postos móveis de informações. Eles vão funcionar no Riocentro, no Forte de Copacabana, nas estações de metrô de Ipanema, Botafogo, Siqueira Campos, Cantagalo, Cardeal Arcoverde, General Osório, Botafogo, Carioca e Largo do Machado. Haverá ainda um posto na Rua Eurico Rabelo, em frente ao Maracanã, e um outro no interior do próprio estádio.

 

Fonte: O Globo, Luiz Ernesto Magalhães  – 14/05/2014