No ritmo das obras de reurbanização no Centro, com a revitalização da Zona Portuária e a implantação do veículo leve sobre trilhos (VLT), a prefeitura decidiu dar uma atenção especial à área histórica. Trata-se do programa Centro Para Todos, iniciado no dia 1 º deste mês, para melhorar a conservação, intensificar o ordenamento e aumentar a segurança de oito regiões mapeadas para receber benfeitorias. A primeira escolhida foi a da Praça Tiradentes.

Durante o mês de julho, foram realizadas ações como a reforma de calçadas na Avenida Gomes Freire e a remoção de bancas de jornal desativadas, que atrapalhavam a passagem de pedestres. No Largo de São Francisco, a Guarda Municipal intensificou as rondas noturnas e a CET-Rio removeu vagas de estacionamento para motos que dificultavam a visão da igreja existente no local. Na Rua da Carioca, a Comlurb podou árvores para melhorar a iluminação. No Largo da Carioca, a Secretaria de Ordem Pública (Seop) retirou as plantas de uma floricultura que escondiam o chafariz. Já a Rioluz trocou 150 lâmpadas de vapor de sódio por outras de vapor metálico. Além disso, 47 postes foram aprumados.

Coordenado pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), o programa atuará um mês em cada uma das regiões: além da Praça Tiradentes, estão incluídos Castelo, Centro Financeiro, Praça Quinze, Cinelândia, Lapa, Cruz Vermelha e Saara. Na próxima etapa, a prefeitura concentrará esforços no Centro Financeiro, que compreende o quadrilátero limitado por Rua Uruguaiana, Primeiro de Março, Candelária e São José.

Para executar as melhorias, as secretarias municipais foram divididas em dois grupos: operacional e institucional. A parte operacional envolve CET-Rio, Comlurb, Guarda Municipal, Rioluz, Secretaria municipal de Conservação, Seop e Secretaria de Desenvolvimento Social. Esses órgãos realizam as ações para tornar as áreas mais ordenadas, seguras, limpas e iluminadas. Seus representantes se reúnem periodicamente para fazer vistorias nos locais e montar planos de trabalho. Já o grupo institucional é formado pelas secretarias de Urbanismo, Fazenda e Meio Ambiente, além do Instituto Pereira Passos, do IRPH e da Procuradoria Geral do Município. O objetivo é apoiar as ações.

– O Rio passa por um momento de transformação. E o Centro é o coração dessas mudanças. Esta é uma região de importância histórica e cultural enorme. É uma das joias de nossa cidade. Queremos impulsionar cada vez mais o potencial do Centro como lugar para se viver e investir. Esta região está pronta para uma transformação, e a hora é agora – diz Washington Fajardo, presidente do IRPH. – Queremos melhorar a qualidade da manutenção, da conservação, do ordenamento e da iluminação. Além disso, precisamos mapear os vazios e a subutilização no Centro, bem como acelerar os processos de licenciamento e resolver problemas com titularidade de imóveis. Queremos tirar o Centro da inércia.

 

Fonte: O Globo – 29/07/2015