Pesquisa e Indicadores

Serviço revolucionário tem sido essencial para o corretor de imóveis em seu cotidiano profissional.

Em iniciativa inédita, o Creci-RJ implementou no ano de 2019 uma ferramenta que proporciona ao corretor de imóveis mecanismos para se manter mais capacitado para atender as demandas da sociedade. O serviço de Pesquisa e Indicadores foi disponibilizado para os profissionais e em menos de um ano já conta com uma quantidade de acessos significativa.

Até o final de novembro foram registradas mais de 22 mil consultas realizadas por cerca de 2 mil corretores. Fruto de uma parceria firmada entre o Creci-RJ e o Secovi Rio, o convênio possibilita aos profissionais acesso gratuito ao serviço.

A ferramenta está disponível no portal do Creci-RJ (www.creci-rj.gov.br), na seção Pesquisa, podendo ser acessada em computadores, assim como na palma da mão através de tablets e celulares.

Muitos corretores vêm usando essa ferramenta para a verificação de valores do metro quadrado por região. Além de muito intuitiva a busca é detalhada, pois ficam disponíveis dados de venda e locação, residencial e comercial e a taxa condominial, além de ter uma separação de acordo com a tipologia. São informações de mais de 100 bairros da cidade do Rio de Janeiro, bem como de outros municípios como Niterói, Cabo Frio, Petrópolis, Teresópolis, Nova Iguaçu, Macaé, entre outros.

- A parceria foi firmada com o intuito de facilitar o dia a dia do corretor de imóveis e trazer mais agilidade para nichos relevantes como o segmento de avaliação imobiliária. Além de toda atuação específica do profissional, conhecendo os detalhes onde o imóvel está inserido, o corretor consegue atualmente com poucos cliques ter acesso à ferramenta que foi desenvolvida de modo a gerar dados bem detalhados que podem promover uma melhora e rapidez no atendimento dos profissionais - destaca o presidente do Creci-RJ, Manoel da Silveira Maia.

A ferramenta de busca também pode conferir maior veracidade e gerar confiança, proporcionando também a continuidade da boa relação entre o corretor e o cliente. É o que afirma o Coordenador Estatístico do Secovi Rio, Maurício Eiras:

- Essa parceria foi muito importante para unir ainda mais o mercado imobiliário e essas duas grandes instituições. Os indicadores criados pelo CEPAI (Centro de Pesquisa e Análise da Informação) do Secovi Rio passam por uma rigorosa análise estatística, e com isso os corretores passam a ter acesso a indicadores confiáveis e que hoje são referências no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, passando confiança aos clientes dos corretores.

- Ajuda muito ter o metro quadrado disponível por bairro na hora de passar para o cliente para fazer a avaliação, afinal ele fica mais satisfeito e sente mais confiança nesse número pelo fato de ser fornecido diretamente pela ferramenta do Conselho - complementa Marcela Rosa, corretora de imóveis atuante na cidade de Cabo Frio, um dos diversos municípios disponíveis para consulta.

O que define uma avaliação imobiliária eficiente? Certamente é aquela que possui maior pesquisa e que contenha mais informações, tanto a respeito do próprio imóvel quanto do bairro no qual se encontra. Os dados disponibilizados pela ferramenta representam apenas mais uma informação que deve ser utilizada em união a muitas outras para que o profissional possa finalizar a avaliação, sendo leal as características que o imóvel apresenta.

O Conselho, acima de tudo, se preocupa com a qualificação do profissional, disponibilizando cursos, treinamentos e palestras para que o corretor esteja cada vez mais bem informado e que com isso possa exercer a profissão de maneira correta e eficiente.

O curso regular de Avaliação Imobiliária tem atraído a participação de um grande número de corretores por todo o estado do Rio de Janeiro e o objetivo da instituição com essa iniciativa é justamente fazer com que os profissionais se mantenham cada vez mais capacitados e possam eliminar erros que podem gerar desconfiança. Segundo o corretor de imóveis, Fernando Bezerra, a ferramenta ajuda a dar uma direção na hora de avaliar um imóvel:

- Utilizo porque ao captar um cliente que quer colocar um imóvel para venda a ferramenta me dá um norte para avaliar e maior velocidade no processo.

A importância que essa ferramenta tem está longe de ser somente relacionada a uma avaliação para venda, afinal os dados são disponibilizados de forma bem organizada, trazendo para o conhecimento do corretor informações a respeito do metro quadrado, sendo essencial para assessorar o cliente com o mais alto nível de atendimento.

- O cliente enxerga mais profissionalismo e sente que tem todo um trabalho por trás de uma categoria, com a reunião de dados importantes e disponibilização para o corretor. Eu uso essa ferramenta após a visita ao imóvel do cliente, assim eu levanto as informações do imóvel e faço um comparativo com os dados do Creci-RJ com valores dos imóveis próximos da área