casa-sustentavel-156888735

 

O CTE (Centro de Tecnologia de Edificações), em parceria com a DOW Brasil Indústria Química, promove no dia 17/03 o encontro “Performance e sustentabilidade na indústria da construção civil”, no Museu de Arte do Rio de Janeiro (MAR).

O objetivo do evento – que reunirá arquitetos, engenheiros, técnicos, construtoras, empreendedores, entidades de classe, indústria e seguradoras – é fazer com que os profissionais e as empresas da construção discutam o panorama de inovação, tecnologia e sustentabilidade no mercado brasileiro, sempre com foco na utilização de sistemas construtivos industrializados.

O evento faz parte do projeto de compensação de emissões de carbono das Olimpíadas do Rio 2016. Serão abordadas temáticas sobre a Norma de Desempenho em edificações habitacionais, produtividade em canteiros de obras e eficiência energética sob a ótica da utilização de painéis térmicos como solução construtiva, contando com a apresentação de cases de diversas regiões do Brasil.

Programação (4h de duração)

Credenciamento | Good Morning Coffee

Painel I (Duração 1h 30)

  • Abertura | “Olimpíadas e a necessidade de projetos que levem à redução do consumo de energia”. Júlio Natalense (Gerente de Tecnologia e Sustentabilidade para Operações Olímpicas da Dow Brasil)
  • “Inovação, tecnologia e sustentabilidade na construção”. Roberto de Souza (Diretor-Presidente do CTE)
  • “Novas tecnologias para isolamento térmico na construção civil: PIR e PUR”. Rodnei Abe (Gerente-Técnico Sênior em Eficiência Energética de Poliuretanos da Dow Brasil)

Coffee break

Painel II (Duração 1h30)

  • “Como o projeto de fachadas e coberturas pode reduzir os gastos com consumo de energia nos empreendimentos”. Sérgio Bandeira (Diretor de Desenvolvimento e Relações com o Mercado da Isoeste)
  • “Sistema construtivo industrializado alinhado aos critérios da Norma de Desempenho para empreendimentos habitacionais”. Giovani Oliveira (Diretor de Desenvolvimento Inovatech-SP. Gerente de Inovação DanicaZipco)
  • “Estratégias para redução de custos e aumento de produtividade em canteiros de obras”. Arnaldo Cabral (Gerente Comercial da MBP Isoblock)

Debate

Brunch (Duração 1h)

Fonte: Ademi – 17/02/2016