Com uma área de 1,18 milhão de metros quadrados, onde serão realizadas provas de 16 modalidades durante os Jogos de 2016, o Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, Zona Oeste, já está com 70% do trabalho em sua rede subterrânea concluídos, segundo dados da Empresa Olímpica Municipal. As obras de infraestrutura geral também estão em andamento, para a construção de estacionamentos, da Via Olímpica e dos terraços para espectadores, e a recuperação das margens da lagoa.

 

Na Arena Carioca 1, estão em construção as áreas onde serão disputadas partidas de basquete, basquete em cadeira de rodas e rúgbi em cadeira de rodas. No pavilhão 2 (destinado às modalidades de judô, luta greco-romana, luta livre e bocha paralímpica) e na Arena 3 (esgrima, taekwondo e judô paralímpico), as áreas de competição já estão prontas. Ainda no pavilhão 3, a estrutura metálica da cobertura começou a ser montada.
Já no Centro Olímpico de Tênis, as fundações estão em fase final de conclusão, assim como a primeira etapa da montagem da estrutura de concreto pré-moldado das arquibancadas da quadra central e as lajes das arquibancadas temporárias das quadras de 5 mil e 3 mil lugares. Neste centro serão realizadas as partidas de tênis, tênis em cadeira de rodas e futebol de 5.
Enquanto isso, o Velódromo ainda está com as obras em fase de fundação. A construção está prevista para terminar no quarto trimestre de 2015. A área para ciclismo (pista) e ciclismo paraolímpico terá 5 mil lugares.
Fonte: O Globo Online – 31/10/2014