madureira4

 

 

A expansão do Parque Madureira, que se estenderá até Honório Gurgel, e que será inaugurada na semana que vem, também vai garantir a acessibilidade de cadeirantes e deficientes físicos. Toda a extensão da nova área do parque contará com percursos e equipamentos acessíveis, com sinalização adequada e rampas, garantindo o acesso dos visitantes. Na maior parte das travessias das ruas foi adotada a técnica ‘trafic calm’, em nível, facilitando os acessos.

O parque será ampliado de 1,3 km de extensão para 4,5 km e contará com 2.810 metros lineares de trilha acessível. Deficientes visuais poderão se localizar por meio de pisos e mapas táteis, que estarão disponíveis em toda a área. Nos banheiros públicos, foram instalados sanitários para cadeirantes. E os bebedouros serão totalmente acessíveis.

Até o fim deste ano, mais um trecho da ampliação do parque, de 64.023 metros quadrados, será entregue e já prevê a disponibilidade 1.225 metros lineares de trilha acessível, com piso podotátil. Entre os novos equipamentos a serem entregues nesta fase está a Academia Carioca, cujo projeto contemplou a implantação de aparelhos especialmente adaptados aos cadeirantes, como supino alto; inclinado; simulador de remada e puxada alta.

Fonte: Jornal O Dia – 25/08/2016