O prefeito Eduardo Paes prometeu concluir a transformação da reserva de Marapendi, entre a Barra da Tijuca e o Recreio dos Bandeirantes, num Parque Ambiental até 2016. Segundo ele, este será um dos marcos da realização dos Jogos Olímpicos na cidade. A declaração foi dada na noite desta quinta-feira por Paes, durante um hangout (uma entrevista on-line) sobre os preparativos para o evento. Com uma área de 1,6 milhão de metros quadrados, o Parque Nelson Mandela será maior que o Parque do Flamengo.

Em dezembro de 2013, a Câmara dos Vereadores autorizou a prefeitura a realizar uma Operação Urbana Consorciada para viabilizar a implantação do parque. Os proprietários de imóveis na reserva serão indenizados com a transferência do chamado potencial construtivo desses imóveis para outros terrenos da Barra. O prazo para finalizar a criação do parque foi anunciado quando Paes voltou a defender mudanças nas regras de construção feitas na APA de Marapendi, em 2012, que estão viabilizando a implantação do campo de golfe olímpico público, na Avenida das Américas.

Paes também garantiu que, apesar das preocupações manifestadas por representantes de federações esportivas internacionais, todas as instalações serão entregues no prazo. Ele, no entanto, argumentou que é preciso haver equilíbrio entre os interesses de dirigentes esportivos e da cidade para evitar que, após a realização do evento, os equipamentos esportivos virem elefantes brancos.

– O diálogo com o COI é o melhor possível. O importante é que o evento deixe um legado importante para a cidade. E isso vai acontecer. Três novos corredores de BRTs estão sendo implantados e o projeto do Porto Olímpico foi viabilizado. Ao contrário dos Jogos Pan-Americanos, o Rio tem um legado Olímpico assegurado – acrescentou.

Paes disse ainda que não recebeu uma resposta do COI a respeito da transferência da vila de mídia não credenciada. Ele propôs ao comitê que a instalação não fique na Zona Portuária, como era previsto inicialmente, mas em um projeto do Minha Casa, Minha Vida em Curicica.

Fonte: Jornal O Globo – 25/04/2014