A osteoporose é uma doença Osteometabólica, caracterizada pela diminuição progressiva da massa óssea provocando a diminuição da absorção de minerais, ocorre durante o envelhecimento. Três em cada quatro pacientes são mulheres e afeta principalmente as mulheres que estão na fase da pós-menopausa. Essa modificação na estrutura óssea feminina é causada principalmente pela ausência do hormônio feminino, o estrogênio, que os torna porosos.

Os locais mais afetados por essa doença são a coluna, pulso e o colo do fêmur. O diagnóstico da doença acontece através da densitometria de massa óssea.

Sintomas

Dor crônica; Deformidades; Encolhimento; Fraturas.

Principais recomendações:

Alimentação balanceada; Ingestão de cálcio e vitamina D; Exposição moderada ao Sol; Prática regular de exercícios físicos; Terapia hormonal (para mulheres).

Principais Fatores de risco de desenvolvimento da doença:

Histórico familiar de osteoporose; Vida sedentária; Baixa ingestão de cálcio e/ou vitamina D; Medicamento com anticonvulsivante, heparina e hormônio tireoidiano;

Fumo ou bebida em excesso; Doenças de base como diabetes, artrite reumatoide, leucemia e linfoma; Medicamento com anticonvulsivante, heparina e hormônio tireoidiano; Fumo ou bebida em excesso; Doenças de base como diabetes, artrite reumatoide, leucemia e linfoma.