Diferente de quando compramos uma casa ou apartamento para morar, o imóvel para investimento deve ser visto como um negócio e ter potencial para dar lucro.

Investir em imóvel, seja residencial ou comercial, para locação ou venda, é uma alternativa segura de ganho financeiro a médio e longo prazos. Seja comprando imóveis para obter renda com locação ou participando de fundos imobiliários, as chances de lucro são muitas. A empresária Elaine Zanir, já trabalhou no mercado imobiliário e sabe identificar uma boa oportunidade de negócio. Há nove anos ela comprou um imóvel na Abelardo Bueno, quando a avenida nem era asfaltada. Na época investiu R$ 180 mil e já acreditava no potencial de crescimento da região. Durante todo esse período o imóvel ficou alugado, gerando renda para a empresária. No início do ano ela revendeu o imóvel por R$ 450 mil, uma valorização de 250%, maior do que qualquer aplicação no mesmo período.

O dinheiro já foi investido na compra de uma unidade do Palms Recreio Style & Residences, da João Fbrtes Engenharia, empreendimento inspirado no estilo de vida californiano. “Fiz um bom negócio. Como paguei Avista consegui negociar um bom desconto. Daqui a dois anos, quando for entregue, o imóvel já estará mais valorizado”, aposta Elaine Zarur.

Para Luiz Henrique Rimes, diretor nacional de Negócios da João Fortes, o investimento em imóveis é uma excelente opção para quem tem dinheiro para aplicar e quer diversificar a carteira de investimentos.

“Como retorno financeiro é possível revender e ganhar sobre a valorização do mercado imobiliário, mesmo antes da conclusão da obra, assim como também é possível alugar e aguardar o melhor momento para a venda.

É um investimento seguro, porque se o mercado imobiliário estabilizar ou tiver uma queda não irá pesar no bolso do investidor”, afirma.

Bairros da Zona Norte são o novo alvo das construtoras e incorporadoras

 A Calçada enxerga nos bairros do subúrbio a próxima onda de crescimento do mercado imobiliário.

Os investidores também. A empresa lançou, recentemente, o Refinatto, no Méier. O bairro possui um comércio forte, shoppings centers de grande porte, além da conveniência de diversas escolas e hospitais e de uma farta oferta de transporte. A facilidade de deslocamento para a Barra da Tijuca, prevista após a construção da linha dois do metrô e a implantação das UPPs impulsionaram o mercado imobiliário em toda Zona Norte.

O Méier é o segundo bairro que mais cresce na região e vem sendo considerado um ótimo lugar para investir. Uma região tradicional, composta em sua maioria por moradores fiéis. “Mas ainda existe uma grande demanda reprimida por empreendimentos com boa infraestrutura no local”, destaca João Paulo Matos, diretor-presidente da Calçada.

A Avanço Aliados investe no bairro de Olaria com o lançamento do Melody Club Residences, que será erguido próximo à futura estação Transearioca. E em Engenho de Dentro, em frente ao estádio do Engenhão, a Santa Cecilia está lançando o Stadio Residencial.

Fonte: Jornal O Globo – 28/11/2013