mac

A Passarela do Samba, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói e o conjunto de edificações do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, poderão ser tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) na próxima sexta-feira. Se os pedidos forem aprovados, as três obras do arquiteto Oscar Niemeyer se juntarão a seus outros 24 monumentos que, a partir de 2007, foram tombados pelo órgão federal.

Inaugurada em 1984, a Passarela do Samba transformou a Avenida Marquês de Sapucaí numa área definitiva para a apresentação das escolas de samba, acabando com o transtorno de montar e desmontar arquibancadas todos os anos. Nas Olimpíadas, será palco da largada e da chegada da maratona, além das provas de tiro com arco.

Já o Museu de Arte Contemporânea de Niterói foi inaugurado em 1996. Sua arquitetura se assemelha à de um disco voador, com uma fachada que oferece aos visitantes uma vista panorâmica para a cidade. Localizado na Avenida Almirante Benjamin Sodré, é considerado um dos mais belos ícones culturais e cartões- postais de Niterói.

Fonte: Jornal O Globo – 04/05/2016