Tunel_Brezik_A1_0807

Maior túnel subterrâneo do país, com 3.382 metros de extensão, o Túnel da Via Expressa, que liga a Zona Portuária ao Aterro do Flamengo, foi inaugurado ontem, mas em apenas um dos sentidos. A nova via ficará aberta, por enquanto, somente no sentido Centro. A outra galeria, sentido Avenida Brasil e Ponte Rio-Niterói, ainda está em obras e só deverá ser inaugurada daqui a três semanas, de acordo com o prefeito Eduardo Paes. Inicialmente, as obras da Via Expressa estavam previstas para serem concluídas em dezembro de 2015.

Com capacidade para receber até 55 mil veículos por dia, a abertura da primeira galeria deve desafogar o trânsito já a partir desta semana, segundo a prefeitura. A redução do tráfego nos túneis Santa Bárbara e Rebouças é estimada em 30% e 20%, respectivamente, no horário de pico da manhã. A previsão da CET-Rio é que haja, no sentido Zona Sul, uma redução de 800 veículos de um total de 3.400 no Santa Bárbara e de 700 de um total de 4.200 no Rebouças.

O túnel, que começou a ser escavado em outubro de 2012, terá três faixas de rolamento em cada um dos sentidos. A proposta é que junto com a Avenida Binário do Porto substitua o Elevado da Perimetral, demolido totalmente em 2014 sob a alegação de que, além de ultrapassar sua capacidade de tráfego, era um obstáculo ao plano de revitalização da Zona Portuária. O trecho mais profundo na nova via fica 46 metros abaixo do nível do mar. Além de carros, apenas ônibus executivos municipais e intermunicipais poderão trafegar, sem paradas, pela nova via. O acesso ao túnel é proibido a caminhões, pedestres, skatistas e ciclistas.

CLIMA DE CAMPANHA

O túnel tem duas baias de refúgio em cada sentido e contará com 105 câmeras de monitoramento, sendo 72 fixas e 33 móveis. Há ainda previsão para a instalação de pardais. Os limites de velocidade variam entre 40 km/h e 80km/h.

Assim como na estreia do VLT, a cerimônia de inauguração do túnel contou com uma tropa de secretários, vereadores e deputados, antecipando o clima de campanha para as eleições municipais deste ano. Na última semana, moradores da cidade também receberam ligações com convites para a abertura do túnel. O evento contou ainda com a família do ex-prefeito Marcello Alencar, que dá nome ao túnel. Eduardo Paes chegou por volta da 10h em cima de um jipe e, em seu discurso, disse que quem foi contra a derrubada do Elevado da Perimetral agora sentirá os resultados da intervenção com a abertura da nova via. O prefeito voltou a fazer piada com o município de Maricá, criticado por ele em conversa com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, gravada com autorização da Justiça pela Operação Lava-Jato.

– A população de Maricá vai chegar mais rápido ao Parque do Flamengo, junto com o pessoal de Niterói e de São Gonçalo. Vai facilitar enormemente a vida da Região Metropolitana – disse Paes, provocando risadas. – Esse era um sonho de vários gestores, de vários prefeitos. A população do Rio sofreu imensamente. Durante esses anos todos, xingaram minha progenitora pelos engarrafamentos, mas tenho certeza de que vão entender agora o porquê desse esforço.

Jornal O Globo – 20/06/2016