A imponente Casa da Princesa, onde ficavam hospedados membros da nobreza no século XIX, em Charitas, Niterói, será a sede da primeira escola pública com foco em ciências exatas: química, física e a temida matemática. Em parceria com a Universidade de Hebei, da China, o programa Dupla Jornada, da Secretaria de Educação do Estado, abriu nesta terça-feira as inscrições para as 72 vagas que a nova instituição oferecerá no ano letivo de 2015 para alunos do ensino médio regular. Além do reforço em ciências exatas, o Colégio Estadual Joaquim Gomes de Sousa terá aulas de inglês e mandarim. Para o secretário de Educação, Wilson Risolia, a Medalha Fields que o matemático brasileiro Artur Ávila Cordeiro de Melo recebeu no último dia 12 é um grande estímulo para os jovens.

– Queremos formar pessoas como o nosso matemático premiado. Desmitificar a matemática, a mais temida das disciplinas. O país hoje precisa de bons engenheiros e, para futuramente termos esses profissionais, é preciso oferecer uma boa base o mais cedo possível. Em todas as avaliações feitas em âmbito estadual e nacional, a matemática sempre é a matéria mais mal avaliada. No Índice de Desenvolvimento de Educação Básica, o Ideb, por exemplo, de cada cem questões, o aluno consegue reter apenas um terço delas. É muito pouco – diz o secretário.

Das 72 vagas oferecidas, 90% serão para alunos da rede pública, 5% para portadores de necessidades especiais e 5% para estudantes da rede privada. Os candidatos podem se inscrever até o dia 19 de setembro pelos sites: www.rj.gov.br/web/seeduc ou www.conexaoaluno.rj.gov.br. A prova de avaliação, que será no dia 19 de outubro, será composta por uma redação, 20 questões de matemática e 20 questões de português.

– Os candidatos com as melhores notas estarão classificados para preencher as vagas. Além da seleção dos alunos, estamos fazendo uma triagem interna de professores que estejam dentro do perfil desta nova escola. Além de precisar ter uma postura dinâmica, esses professores precisam estar dispostos a rever suas práticas pedagógicas – diz a coordenadora do programa Dupla Jornada, Maria Aparecida Jacomelli.

Através da parceria com a Universidade de Hebei, os alunos poderão se candidatar, ao final do curso, a um intercâmbio na instituição chinesa.

– Temos certeza de que o modelo que estamos construindo para essa escola será muito bem aceito pelos alunos, e a possibilidade de estudar fora do país será mais um incentivo – argumenta Maria Aparecida.

Para atrair a simpatia dos alunos pelas ciências exatas, por meio de uma parceria com a Firjan, a escola terá dois laboratórios de matemática que incluem, entre outras atividades, games online.

– Nossos alunos estarão na escola das 7h às 17h. É preciso fazer com que eles se apaixonem principalmente pela matemática, e os jogos online são boas atrações para essa nova geração. Estamos estudando também a possibilidade de incluirmos o jogo de xadrez na carga horária, pois é uma atividade que estimula o raciocínio lógico – diz Maria Aparecida.

 

Fonte: O Globo, Fátima Freitas – 20/08/2014