pintar-paredes

Foi-se o tempo em que decorar uma parede se resumia a cores de tintas e quadros. Hoje, o destaque de um ambiente pode estar, principalmente, na parede. Isso porque, atualmente, há diversas opções, que vão desde texturas a painéis e mosaicos de cerâmica.

Especialistas afirmam que, apesar de ser uma ótima alternativa, é preciso ser muito bem-avaliada como forma de buscar a harmonia do ambiente e evitar os excessos. “Os painéis são bons exemplos das possibilidades que dão um charme aos ambientes através das paredes. No entanto, é preciso lembrar que, quando decorada, a parede se torna a identidade da casa, que precisa estar de acordo com o resto da decoração, ou até mesmo ser a própria decoração. Uma sala com um mosaico de porcelana na parede, por exemplo, já está com a decoração pronta”, afirma o arquiteto Marcelo Dadoorian.

Por isto, antes da fazer uma modificação no ambiente com papéis de parede, painéis, ou revestimentos, Dadoorian aconselha avaliar o resultado que se deseja,para evitar possíveis arrependimentos. “A decoração acontece em função da parede ou a parede segue o estilo da decoração. Vale lembrar que alguns materiais como madeira e mármore são mais usuais e fáceis de combinar. No caso de um mosaico ou painel, cores neutras também dão mais liberdade para o resto do ambiente”, ensina o arquiteto.

Personalizar uma parede de acordo com o estilo do morador, propicia, no mínimo, bem-estar, fazendo do ambiente um local ainda mais agradável, o que para a arquiteta Christiane Magalhães é o que vale a pena para quem aposta neste tipo de investimento.

Segundo Christiane, os preços para este tipo de serviço podem variar de R$ 10 mil a R$ 30 mil, dependendo da área, da mão de obra e do tipo de revestimento ou material escolhido. “Este tipo de trabalho depende muito da criatividade do arquiteto e estilo de vida dos clientes. Em termos de novidades para paredes, temos os azulejos coloridos mesclados com cerâmica e vidro, usados muitas vezes em banheiros, detalhes para churrasqueiras e cozinhas. São materiais bem descontraídos, que dão um toque a mais e personalidade aos imóveis”, explica Christiane.

Fonte: Jornal O Fluminense – 30/05/2016