Plantas flexíveis, imóveis com entradas independentes, opções de acabamento e até casas semi- prontas são alguns diferenciais oferecidos pelas construtoras para alavancar as vendas. A ideia é dar a oportunidade de personalizar a unidade ou finalizá-la conforme o bolso e o perfil do morador. Os projetos podem ser encontrados em todo o estado.
Em Muriqui, distrito de Mangaratiba, a Ruba está construindo o Pontal de Muriqui com casas que serão entregues semi-prontas, com estrutura e acabamento externo. A parte interna fica por conta do proprietário. A grande vantagem, de acordo com Ariovaldo Rocha Filho, diretor da Brasil Brokers, imobiliária responsável pelas vendas, é que o cliente pode comprar a unidade com preço até 50% mais baixo.
“A pessoa escolhe se deseja a casa pronta, que tem preço médio de R$ 350 mil, ou semipronta, com valores a partir de R$ 180 mil”, explica.
No Enjoy Prime House, da Labes Melo, no Recreio dos Bandeirantes, estão sendo construídas 128 unidades divididas em casas tríplex e apartamentos de três andares, com a opção de fazer como se fossem duas unidades, com entradas independentes.
“Chamamos esta tipologia de ‘double family’. O modelo é ideal para adolescentes ou pais mais idosos, que precisam morar com os filhos, mas desejam privacidade”, diz Eric Labes, diretor da construtora.
Marcelo Fróes, diretor de contas imobiliárias da agência Percepttiva, ressalta que, se antes, para mudar uma planta de apartamento o futuro morador enfrentava meses de obras, agora a tendência é o cliente definir antes da mudança qual será o tamanho da sala ou do quarto, se a cozinha será americana ou não.
Ampliação da  cozinha americana
Deixar a sala com espaço maior e a cozinha no estilo americano são as intervenções mais solicitadas pelos clientes que compram na planta.
“No caso da sala, as construtoras abrem um dos quartos para ampliar o ambiente. Há também quem prefira reverter o quarto de serviço”, conta Mário Amorim, diretor-geral da Brasil Brokers no Rio de Janeiro.
A possibilidade de ter cozinha americana e sala ampliada pode ser vista, por exemplo, no Gran Residencial Clube, da PDG na Zona Norte.
No Arpoador, a empresa oferece no Meridiano Residencial kits de acabamentos com louças, metais e pisos ou a opção de receber somente contra-piso nas partes secas do apartamento.
No Illimitato, da Calçada, na Freguesia, o cliente tem a chance de reverter um dos quartos para ampliar a sala ou a suíte do casal. A Brookfield investe nas plantas previamente definidas e em alternativas de acabamentos.
Fonte: O DIA, 14/set