A expansão do metrô até a Praça Quinze deve sair do papel entre o fim de 2016 e início de 2017. Segundo o secretário estadual de Transportes, Carlos Roberto Osorio, o projeto de engenharia, que ainda definirá custo e duração das obras, foi contratado pelo Metrô Rio e ficará pronto em julho que vem. Para esse mesmo mês, está prevista a conclusão da Linha 4, iniciada seis anos antes, em 2010. O trecho de 16km entre a Barra e a Zona Sul era previsto inicialmente para ser entregue em 2015.
O novo trajeto, com 3,7 km e três estações entre Estácio e Praça Quinze, passando pela Carioca, deverá levar mais 400 mil passageiros por dia ao sistema.
– O trecho faz parte da Linha 2, que já está concedida, e a operação dele seria da própria concessionária Metrô Rio. O grande benefício deste projeto é que elimina o entrelaçamento das linhas linhas 1 e 2 que acontece na chegada à Central do Brasil, impedindo a redução dos intervalos da Linha 2, que está na sua carga máxima- diz o secretário.
Das três novas estações, apenas a do Catumbi, não era prevista no traçado original do metrô. Mas, segundo o secretário, se tornou viável em função do crescimento populacional daquela região, principalmente depois que o antigo presídio Frei Caneca deu lugar a um conjunto residencial do “Minha casa, minha vida”, onde moram 985 famílias. Sua localização ainda não está definida, mas é provável que fique nas proximidades do Sambódromo. As outras estações serão as da Praça da Cruz Vermelha e a da Praça Quinze. Ainda segundo o secretário, a estação Carioca já está preparada para receber uma nova plataforma.
Fonte: Jornal Extra – 30/10/2015